Sporting vence na Bélgica e fecha fase regular da Youth League sem derrotas


Criado em
Actualizado em
Termina a partida. O Sporting terminou esta terça-feira no segundo lugar da fase de liga da Youth League de futebol, apenas atrás do Inter, ao vencer o Club Brugge por 1-0, na Bélgica, em jogo da sexta e última jornada.
Um golo marcado pelo médio Eduardo Felicíssimo, aos 17 minutos, foi suficiente para a equipa leonina ganhar a partida disputada em Roeselare e conservar a segunda posição, em igualdade pontual com os austríacos do Salzburgo, terceiros colocados.
Após o empate 2-2 com o Lille, na estreia, o Sporting ganhou todos os jogos, perante PSV (2-0), Sturm Graz (3-1), Manchester City (2-0), Arsenal (3-0) e Club Brugge (1-0), que, em contraste com os leões, terminou sem qualquer triunfo.
O Sporting só foi superado pelo Inter, autor de um percurso 100% vitorioso, e garantiu que jogará em casa nos 16 avos de final, frente a uma das últimas seis equipas apuradas, entre o 17.º lugar (ocupado pelo Benfica, mas, em princípio impedido pelo regulamento de defrontar o rival lisboeta) e o 22.º.
O clube de Alvalade atingiu as meias-finais da Youth League há duas épocas, mas nunca conseguiu vencer a competição que replica parcialmente o modelo da Liga dos Campeões, ao contrário de FC Porto e Benfica, que ergueram o troféu em 2018/19 e 2021/22, respetivamente.
Wins rendido por Stan Naert
Diogo Martins vê amarelo
Denilson Santos rendido por Salvador Blopa
Remate de Bisiwu acerta em cheio no poste da baliza leonina, após sofrer um desvio
Jessie da Silva admoestado nos belgas
Denilson Santos vê cartão
Mexidas no Sporting: saem Sandro Nascimento e Gabriel Silva, entram Micael Sanhá e Diogo Martins
Nos belgas, Van Britsom dá o lugar a Kurtal
Mexida no Sporting: sai Flávio Gonçalves, entra Ivanildo Mendes
Miguel Alves admoestado
Já se joga a segunda parte
Fim da primeira parte.
Miguel Gouveia defende um grande remate de Bisiwu
Servido com um passe de costas de Felicíssimo na área, Flávio Gonçalves remata para fora
1-0, golo do Sporting! Num livre, Rayhan Momade lança a bola para a área belga, com Eduardo Felicíssimo a inaugurar o marcador de cabeça. Parece ter sido um autogolo de Amengai, mas a UEFA atribui o lance ao jogador dos leões
Vandeperre vê o primeiro cartão do encontro
Lund Jansen remata contra um defesa leonino
Arranca a partida!
Suplentes do Sporting: Diogo Clara, Afonso Lee, Rafael Mota, Ivanildo Mendes, Salvador Blopa, Gabriel Melo, Diogo Martns, Micael Sanhá e Frederico Gomes.
Suplentes do Club Brugge: DeCorte, Diririch, Delorge, Makiobo, Braspenning, Kurtal, Okon-Engstler e Naert.
Onze do Club Brugge: Vanden Driessche, Yakymenko, Verlinden, Wins, Vandeperre, Amengai, Goemaere, Jensen, Da Silva, Bisiwu e Van Britsom.
Onze do Sporting: Miguel Gouveia, Daniel Costa, Miguel Alves, Lucas Taibo, Denilson Santos, Flávio Gonçalves, Eduardo Felicíssimo, Sandro Nascimento, Rayhan Momade, Gabriel Silva e Afonso Moreira.
O polaco Lukasz Kuzma será o árbitro da partida, com assistência dos compatriotas Jakub Winkler e Piotr Podbielski. O quarto árbitro será o belga Matonga Simonini.
Os leões garantiram a passagem à fase a eliminar da prova após terem vencido os ingleses do Arsenal por 3-0 em Alcochete, na jornada anterior. Seguem na segunda posição da Youth League, com 13 pontos, enquanto o Club Brugge é 28.º classificado (fora da zona de apuramento), com apenas três.
Com esse lugar nos 16 avos de final assegurado, o Sporting procura ficar no lote dos seis primeiros – permitindo que jogue essa primeira eliminatória, de uma só mão, em casa – ou até acabar a fase regular na liderança, se o Inter tropeçar na visita ao Bayer Leverkusen.
A equipa sub-19 do Sporting visita a partir das 14h30 os belgas do Club Brugge, em jogo da sexta e última jornada da fase regular da UEFA Youth League.