Do futebol ao futsal, masculino e feminino, sénior e jovem, as provas do órgão não serão disputadas por clubes e seleções do país de leste. Candidatura a organizar Europeus negada
Corpo do artigo
Os efeitos da agressão da Rússia em território da Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, vão fazer sentir-se na próxima época. Em 2022/23, estipulou a UEFA, as equipas e seleções russas vão permanecer impedidas de disputar provas europeias.
O organismo liderado por Aleksander Ceferín "tomou uma série de medidas", explica em comunicado, "relacionadas com as implicações da decisão", datada do dia 28 do segundo mês, de suspender todas as equipas e clubes do país de leste.
A nível federativo, a Rússia não vai disputar, na temporada seguinte, a Liga das Nações, fica de fora do apuramento para o Mundial feminino de 2023, continua suspensa na qualificação para o Campeonato da Europa sub-21, e está arredada dos campeonatos sub-17 e de sub-19 masculinos e femininos de 2022/23.
No prisma clubístico, por impedimento agora renovado da UEFA, os emblemas da Rússia estarão à margem das disputas da Liga dos Campeões, da Liga Europa, da Conference League, da Champions feminina e da Youth League em 2022/23.
A Rússia receberá, em função deste castigo, um número de pontos de coeficiente equivalente ao mais baixo que o país já somou em qualquer uma das últimas cinco temporadas para efeito de cálculo na próxima época: 4,333 pontos para o coeficiente masculino de clubes e 1,750 pontos para o coeficiente feminino.
Sanção estende-se ao futsal
O impedimento da Rússia não se fica só pelos relvados. Em 2022/23, as quadras que acolhem provas de seleções de futsal não serão pisadas por atletas russos/as. O país ficará de fora da fase final do Euro'2022 feminino, sendo substituído pela Hungria, e da qualificação europeia para o Mundial'2024, sendo rendido pela Noruega.
Proposta de organização dos Euro'2028 ou Euro'2032 recusada
O comité executivo da UEFA deliberou ainda, numa medida a longo prazo, que a Rússia não irá concorrer à organização de dois Campeonatos da Europa (2028 e 2023) por a candidatura, referiu o organismo, "não ser elegível", com base num artigo que regulamenta que "o proponente deve atuar de forma a não desacreditar o futebol".
A UEFA detalha haver "incerteza" sobre quando será levantada a suspensão aplicada à Rússia, por causa da guerra na Ucrânia, e indica que "permanecerá em altera" para convocar reuniões do comité executivo para "reavaliar a situação" bélica.