Yamal, o segundo mais jovem a marcar na Champions: "Talento extraordinário"
Extremo de 17 anos marcou o único golo do Barcelona na derrota contra o Mónaco, ficando apenas atrás de Ansu Fati na lista de marcadores mais jovens da história da Liga dos Campeões
Corpo do artigo
Apesar de o Barcelona ter entrado na Liga dos Campeões com uma derrota em casa do Mónaco por 1-2, num jogo em que ficou reduzido a dez unidades aos 11 minutos, após expulsão de Eric García, Lamine Yamal teve motivos para festejar.
Aos 17 anos e 68 dias, o jovem extremo do Barça apontou o único golo dos catalães, aos 28 minutos, tornando-se no segundo jogador mais jovem de sempre a marcar na prova milionária, apenas superado por Ansu Fati, também do Barcelona, que o fez em 2019 com 17 anos e 40 dias.
Depois de um verão em que foi eleito o melhor jogador jovem do Euro’2024, que conquistou como titular indiscutível da seleção de Espanha, sendo nomeado para a Bola de Ouro, o trajeto de Yamal até ao topo conheceu assim mais um passo, sendo que Jordi Cruyff, antigo diretor de futebol “blaugrana”, não se mostra demasiado surpreendido com este sucesso.
Em declarações à Movistar, o fiho do lendário Johan Cruijff explicou que, em abril de 2023, o Barcelona e o seu treinador da altura, Xavi, só precisaram de “cinco minutos” para perceber, nos primeiros treinos de Yamal, a qualidade e potencial que tinham em mãos.
“Lembro-me que, nas primeiras vezes que ele foi treinar, aos cinco minutos o míster de então, Xavi, olhou para nós e disse: ‘Isto é especial’. E lembro-me até que ele queria estreá-lo um bocadinho antes, mas nós pensámos que ele não tinha contrato, ou seja, vamos assegurar primeiro que ele vai ser nosso durante muitos anos. Até me lembro que os jogadores, os seus colegas veteranos, quando ele tocou na bola, toda a gente ficou com os olhos [vidrados], dizendo que era diferente, muito difícil de encontrar”, revelou.
Apesar disso, o antigo dirigente do Barcelona avisou que o clube deve ter paciência com Yamal, avisando que também terá períodos de menor fulgor ao longo de uma época.
“É uma estrela, mas temos sempre um bocadinho de medo. É muito jovem, há que dar-lhe tempo e aceitar os seus jogos, que às vezes terá melhores momentos e piores, às vezes enganar-se-á a tomar uma decisão, ainda que quase nunca, o que é estranho para a sua idade. Mas estou de acordo que não é bom para ninguém já tentarem catalogar-lho como o melhor neste momento. Todos sabemos o nível de talento e na sua idade é o melhor, mas é melhor ir tranquilo, com pés no chão, humildade e que continue a trabalhar, porque é um jogador com um talento extraordinário”, concluiu.
Veja o golo de Yamal: