Declarações de Xabi Alonso, treinador do Bayer Leverkusen, após a derrota na final da Liga Europa, frente à Atalanta (0-3), a sua primeira da época
Corpo do artigo
Derrota justa? “Absolutamente. Não estava nos nossos planos termos um mau dia hoje, mas não estava destinado [vencerem o título]. Não conseguimos lidar com várias situações difíceis que eles preparam, porque a Atalanta exigiu imenso de nós em situações de um para um e nos duelos, não conseguimos ter bola nas situações certas para tirarmos proveito. Eles fizeram isso muito bem, nós não conseguimos reagir e não estava destinado. A sequência invencível terminou [ao fim de 51 jogos], mas parabéns à Atalanta, eles merecem”.
Motivo da derrota? “Não foi uma questão tática. Individualmente, eles foram melhores e enquanto equipa também. Temos de aprender com isto. Magoa ter sido num dia tão grande como este, mas temos outra final no sábado [da Taça da Alemanha, frente ao Kaiserslautern, da segunda divisão] e queremos aprender com o que aconteceu hoje”.
Apesar desta derrota, continua orgulhoso da temporada da equipa? “Para mim, este resultado não muda nem um bocado aquilo que sinto sobre os meus jogadores e sobre o que temos feito. Magoa porque queríamos levantar o troféu, mas não se pode ter tudo. Vencemos a Bundesliga e temos a oportunidade de vencer a Taça da Alemanha no sábado. Isto não muda o esforço dos rapazes. Ok, depois de 51 jogos chegámos ao 52.º e perdemos, mas isto é futebol. A outra equipa merece e temos uma nova oportunidade no sábado”.