West Ham destaca Nuno Espírito Santo como "primeiro treinador negro" do clube
À margem da celebração do Mês da História Negra no Reino Unido
Corpo do artigo
O West Ham destacou esta quinta-feira Nuno Espírito Santo como o "primeiro treinador negro" da sua história à margem do "Black History Month" [Mês da História Negra, em inglês], que no Reino Unido se celebra em outubro, enquanto nos Estados Unidos é em fevereiro.
A publicação do clube da Premier League sobre o técnico português, nascido em São Tomé e Príncipe, tornou-se rapidamente viral nas redes sociais, com vários comentários a questionar a sua necessidade.
"Será que um clube de futebol deveria dedicar-se a manter estatísticas sobre a cor da pele dos seus funcionários?"; "Tendo a pensar que Nuno teria preferido que dissessem que ele foi escolhido [para o cargo] com base na sua habilidade e história enquanto treinador do que reduzirem-no à sua raça. Ele é um excelente treinador, de topo. O melhor que estava disponível. É isso que realmente deveriam ter dito"; "Porque é que estão a fazer assunto da sua raça? Nem sequer tinha pensado nisso até o mencionarem"; "O facto de terem dito isto é mais racista do que se não tivessem dito nada" ou "Nem quer sabia da sua etnicidade. Não acho que seja importante. O que é importante é que ele serve bem para o trabalho, é um excelente treinador que faria grandes coisas com o orçamento certo", são alguns exemplos.
Ora veja:
Nuno Espírito Santo, West Ham United's first black Head Coach ⚒️ pic.twitter.com/1qVV9OAdYi
- West Ham United (@WestHam) October 2, 2025