Uruguai alcança primeiro triunfo na Copa América e garante presença nos "quartos"
Depois da derrota com a Argentina (0-1) e do empate com o Chile (1-1), o Uruguai bateu a Bolívia por 2-0.
Corpo do artigo
O Uruguai conseguiu na quinta-feira a primeira vitória na edição 2021 da Copa América, ao terceiro jogo no Grupo A, ao bater a Bolívia por 2-0, conseguindo o apuramento para os quartos de final.
Depois da derrota com a Argentina (0-1) e do empate com o Chile (1-1), o conjunto de Óscar Tabárez dominou por completo os bolivianos, num jogo em que desperdiçou oportunidades claras suficientes para conseguir uma goleada.
A ineficácia da formação celeste fez com que o primeiro golo tenha nascido de um autogolo, do guarda-redes Carlos Lampe, num lance infeliz da defesa da Bolívia, depois de um cruzamento da direita do ataque uruguaio, aos 40 minutos.
Na segunda metade, o Uruguai foi acumulando perdidas atrás de perdidas, mas, aos 79 minutos, Edinson Cavani conseguiu, finalmente, acertar, para o seu 52.º golo na seleção, em resposta a um centro da esquerda de Facundo Torres.
O festival de falhanços continuou depois do segundo golo, o mais escandaloso de todos protagonizado por Maxi Gómez, que, com a baliza escancarada, conseguiu atirar ao lado.
Com este triunfo, os uruguaios passaram a somar quatro pontos, a um do Chile (segundo) e dois da Argentina (primeira) e com mais um do que o Paraguai, que só tem dois jogos disputados, menos um do que todas as restantes equipas.
Os paraguaios ainda não estão, matematicamente, qualificados, mas só lhes falta um ponto, sendo que selam o apuramento se empatarem com os chilenos, no fecho da quarta e penúltima ronda do Grupo A. Na quinta, ainda jogam com o Uruguai.
Ainda que o Paraguai perca os dois jogos, a Bolívia dificilmente poderá sair do quinto e último lugar do agrupamento - único que não dá apuramento -, pois tem 1-6 em golos, contra 3-2 do Paraguai, e na quinta jornada defronta a Argentina.