Havertz defrontou o guarda-redes num particular entre a Alemanha e a Argentina. Seguido pelos maiores clubes do mundo, não sai por menos de 130 milhões.
Corpo do artigo
O internacional alemão Kai Havertz é a principal ameaça ao FC Porto nesta eliminatória dos 16 avos de final da Liga Europa.
Com apenas 20 anos, é um dos novos meninos prodígio do futebol europeu e soma já sete internacionalizações pela seleção A, tendo marcado um golo. A vítima? Marchesín.
Os dois encontraram-se num particular entre a Alemanha e a Argentina, realizado em Dortmund, no dia 9 de outubro de 2019, e que terminou empatado (2-2). Fazendo uso de uma das suas armas, a velocidade, o esquerdino apareceu na cara do guarda-redes argentino e estreou-se a marcar pela seleção principal do seu país, num jogo em que defrontou ainda outro jogador do FC Porto, o lateral-direito Saravia, que entrou aos 76 minutos.
Com lugar praticamente certo no Campeonato da Europa deste ano, Havertz é a cara da nova fornada do futebol germânico. Até Joachim Low, o selecionador, está rendido ao talento do menino prodígio, catalogando-o como "um dos jogadores mais talentosos da Alemanha".
Não admira que Havertz esteja a ser seguido pelos maiores clubes do mundo. Ainda recentemente o empresário do jogador confirmou ao jornal alemão "Bild" que já teve contactos com Bayern Munique, Real Madrid, Barcelona, Liverpool, Manchester United, Chelsea e Manchester City. Nos dois últimos mercados de transferências, o esquerdino chegou a ser apontado a vários clubes, falando-se em propostas na ordem dos 90 milhões de euros rejeitadas. Segundo a Imprensa alemã, o Bayer não deixa sair o jogador por menos de 130 M€.
O jovem talento que já tem um lugar na história do futebol do seu país por ser o jogador mais novo a atingir as 50 presenças na Bundesliga
Talento não falta ao craque alemão. Rápido, tecnicamente evoluído e com uma capacidade de drible impressionante, Havertz tanto pode jogar na ala direita, num sistema de 4x3x3, ou no apoio ao ponta de lança, se o Bayer Leverkusen apostar no 4x4x2. Com 1,89 metros e 76 quilos, quando embala, é difícil de travar. A juntar a tudo isto, tem uma boa capacidade de finalização, somando, na presente temporada, cinco golos em 19 jogos no campeonato, isto depois ter sido o terceiro melhor marcador da Bundesliga, com 17 golos, na época passada, superado apenas por Lewandowski (Bayern Munique) e Paco Alcácer (Borússia Dortmund).
11837088
Admirador de Ozil, médio do Arsenal e da seleção alemã, Havertz admite que tem características semelhantes e disse querer ao máximo aprender com o companheiro. O jovem talento que já tem um lugar na história do futebol do seu país por ser o jogador mais novo a atingir as 50 presenças na Bundesliga. A estreia na prova aconteceu a 15/10/2016, contra o Werder Bremen, numa altura em que tinha apenas 17 anos. Cerca de duas semanas depois, a 2 de novembro, estreou-se na Liga dos Campeões, frente ao Tottenham, em Wembley. O crescimento do menino que nasceu em Aachen foi acontecendo com naturalidade e à medida do seu talento, mas a tenra idade impediu-o de viajar até Espanha para defrontar o Atlético de Madrid, no dia 14 de março de 2017, em jogo a contar para a Champions. Não por falta de valor, mas porque nesse mesmo dia tinha um exame importante na escola secundária...
Perdeu Golden Boy para João Félix
Considerado um dos jovens mais promissores do futebol europeu, Havertz ficou em terceiro lugar no prémio Golden Boy 2019, prémio atribuído pelo jornal italiano "Tuttosport". O esquerdino do Bayer Leverkusen ficou atrás de Jadon Sancho (Borússia Dortmund) e do internacional português João Félix. Curiosamente, nessa lista de 100 nomes estavam ainda mais alguns portugueses, concretamente Diogo Leite, Diogo Dalot, Gedson, Rafael Leão e Gonçalo Ramos.