Uma equipa fresca à espera de estreias: o onze provável de Portugal na Croácia
Tomás Araújo, Tiago Djaló, Geovany Quenda e Fábio Silva espreitam a primeira internacionalização A no encontro de hoje. Apito inicial às 19h45
Corpo do artigo
Split pode ficar para sempre na história do futebol português e na memória de alguns jogadores. Geovany Quenda (17 anos, seis meses e 19 dias) é, desde logo, uma das atrações para o jogo de hoje, porque pode tornar-se no mais novo de sempre a jogar pela Seleção A, superando Paulo Futre por meros cinco dias. O esquerdino do Sporting foi utilizado por Rui Jorge nos sub-21 no encontro de sexta-feira, no particular (3-3) contra a Ucrânia, mas agora foi chamado por Roberto Martínez, a exemplo do que aconteceu com Fábio Silva, outro sem jogos nos “AA” e que tem apresentado um bom rendimento no Las Palmas, contabilizando três golos e uma assistência.
No eixo defensivo, Tomás Araújo e Tiago Djaló, que se defrontaram recentemente no clássico realizado no Estádio da Luz, podem ter também hoje a estreia. António Silva e Renato Veiga foram utilizados no embate de sexta-feira, diante da Polónia, e tudo indica que essa dupla não se irá repetir. Já chamado para o estágio de outubro, Tomás Araújo, pelo excelente momento de forma que atravessa no Benfica onde inclusive tem relegado António Silva para o banco, é forte candidato ao onze.
O primeiro lugar garantido no Grupo A1, levou o selecionador também a dispensar Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes (castigado), Bernardo Silva e Pedro Neto, abrindo espaço para mais novidades. Na defesa, Cancelo é presença certa numa das laterais. Se jogar à esquerda Nélson Semedo é a opção para a direita, caso contrário poderá jogar Nuno Tavares no flanco canhoto. A meio-campo, após uma grande entrada ao intervalo, Vitinha deve agora ser titular, tal como Otávio. No ataque, Francisco Conceição, João Félix e Trincão podem dar novas dinâmicas a uma linha ofensivamente renovada.
Onze provável da Croácia: Livakovic; Jakic, Sutalo, Caleta-Car e Gvardiol; Modric e Kovacic; Luka Susic, Pasalic e Martin Baturina; Kramaric.
Onze provável de Portugal: Diogo Costa; Nélson Semedo, Tomás Araújo, Renato Veiga e João Cancelo; Otávio, Vitinha e João Neves; Francisco Conceição, João Félix e Trincão.