Astro português será condecorado pelo presidente da UEFA na quinta-feira, no âmbito do sorteio da nova Liga dos Campeões
Corpo do artigo
A UEFA anunciou esta terça-feira que irá homenagear Cristiano Ronaldo com um “prémio especial” na quinta-feira, no Mónaco, no âmbito do sorteio da nova Liga dos Campeões.
O astro português, que aos 39 anos representa o Al Nassr, da Arábia Saudita, será condecorado por Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, em reconhecimento do seu legado enquanto melhor marcador de sempre da prova milionária, com 140 golos em 183 jogos.
"Cristiano Ronaldo é uma das estrelas mais brilhantes da constelação da UEFA Champions League. Os seus extraordinários feitos goleadores na competição parecem destinados a resistir ao teste do tempo, representando um desafio notável a ser superado pelas gerações futuras. A sua excelência sustentada ao mais alto nível é uma prova de sua busca incansável por honras individuais e coletivas. Ao longo de mais de duas décadas, evoluiu e aprimorou continuamente o seu jogo, preservando uma paixão por marcar e comemorar os seus golos. O seu profissionalismo, ética de trabalho, dedicação e habilidade para brilhar no palco mais grandioso são qualidades que os jogadores de futebol de todo o mundo deveriam aspirar a imitar”, declarou o dirigente.
Antigo jogador do Sporting, Manchester United, Real Madrid e Juventus, Ronaldo detém um recorde de sete épocas em que foi o melhor marcador da Champions, tendo ainda o título de mais golos numa só edição da competição, com 17 na temporada 2013/14, quando jogava em Espanha.
Vencedor da “Orelhuda” em cinco ocasiões (uma pelo United e quatro pelo Real), CR7 também foi o primeiro jogador a erguer o troféu tantas vezes, sendo ainda o único a ter marcado em três finais distintas da prova (2008, 2014 e 2017).
Com oito “hat-tricks” na Liga dos Campeões, Ronaldo detém ainda o recorde da maior sequência de jogos consecutivos a marcar na competição (11), que conseguiu entre junho de 2017 e abril de 2018.