As duas seleções vão lutar pelo ouro na próxima sexta-feira
Corpo do artigo
A Alemanha e a Suécia vão disputar uma inédita final do futebol feminino dos Jogos Olímpicos, deixando em pranto um país que viu a seleção do Brasil cair frente às nórdicas no desempate por grandes penalidades.
Depois do 0-0 que persistiu até final do prolongamento, as brasileiras tremeram mais nos pénaltis, com Andressa a falhar o quinto pontapé e Lisa Dahlkvist a confirmar as suecas como primeiras finalistas.
O Brasil perseguia o primeiro ouro olímpico da sua história e já tinha goleado a Suécia por 5-1, na fase de grupos do torneio dos Jogos Rio2016, mas a equipa vai ter de se contentar em discutir o bronze, com o Canadá.
Nos quartos de final, a Suécia já tinha eliminado os Estados Unidos, tricampeões olímpicos e campeões do mundo, também no desempate por penaltis.
Em termos internacionais, as suecas têm como destaque o segundo lugar nos Mundiais de 2003 e o terceiro lugar em 1991 e 2011.
Já a Alemanha, que foi campeã do mundo em 2003 e 2007, bateu o Canadá por 2-0 com golos de Melanie Behringer e Sara Daebritz.
Em Jogos Olímpicos, a Alemanha foi bronze em Sydney2000, Atenas2004 e Pequim2008, enquanto o Canadá conquistou a terceira posição em Londres2012. Estados Unidos, com quatro títulos, e Noruega, com um, são as únicas seleções campeãs olímpicas