
Samuel Bastien
Fortuna Sittard
Samuel Bastien, médio internacional congolês do Fortuna Sittard, sofreu um AVC em abril que o deixou em coma e os médicos chegaram a temer o pior, mas regressou à ação no sábado
Leia também "Ia analisar o Benfica, mas o sofá dá-me sono e adormeci"
Samuel Bastien, que em 2016 chegou a ser associado ao Benfica, regressou no sábado à ação pelo Fortuna Sittard, meses depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), em finais de abril, que o deixou em coma e com os médicos a temerem na altura o pior.
Contrariando esses receios iniciais, após vários meses de reabilitação, o médio internacional congolês, de 29 anos, foi lançado nos minutos finais de uma derrota do Fortuna Sittard, capitaneado pelo português Ivo Pinto, em casa do Zwolle (1-0), na Eredivisie.
No final do jogo, Bastien recordou, emocionado, o grande percurso que teve de percorrer para atingir este regresso, surpreendendo novamente os médicos. Em setembro, o médio já tinha revelado que, enquanto estava em coma, a sua família foi chamada ao seu quarto, "pois os médicos pensavam que não ia acordar".
"Os médicos disseram-me há quatro meses que eu nunca mais voltaria a jogar futebol. Eu estava com dores de cabeça e, de repente, tive um AVC e entrei em coma. Foi um período louco. Ainda não estou a 100%, mas está tudo bem. Tentei manter-me forte para este momento. É bom estar de volta", afirmou, à ESPN.
Ao ser lançado em campo, Bastien recebeu imediatamente a braçadeira de capitão, num gesto simbólico, como explicou o treinador da equipa, Danny Buijs, assinalando: "É um grande incentivo depois de uma reabilitação tão longa".

