Sérgio Conceição vence Juventus e conduz Milan à final da Supertaça de Itália
Estreia feliz para o treinador português no banco "rossoneri"
Corpo do artigo
Sérgio Conceição estreou-se esta sexta-feira oficialmente como treinador do Milan com um triunfo por 2-1, com reviravolta, frente à Juventus, marcando encontro na final da Supertaça de Itália de futebol com o "vizinho" Inter.
Exatamente sete meses depois de sair do FC Porto, o técnico de 50 anos festejou a vitória no seu primeiro encontro no comando dos "rossoneri", que se qualificaram para a final da Supertaça italiana, competição que venceram por sete vezes, a última das quais em 2016/17, depois de terem acabado a primeira parte a perder por 1-0.
Em Riade, o terreno neutro onde se disputam os encontros decisivos da Supertaça italiana, Sérgio Conceição estreou-se como treinador dos milaneses, no qual substituiu o compatriota Paulo Fonseca, despedido no domingo.
Depois de deixar o FC Porto no início de junho, após sete temporadas, o antigo futebolista internacional português regressou hoje ao ativo frente à equipa do filho Francisco, que estava na ficha inicial para o jogo da meia-final mas viu-o no banco, por ter-se lesionado no aquecimento.
Recordista de troféus na competição, com nove, a "Juve", que falhou as duas edições anteriores da Supertaça, adiantou-se aos 21 minutos, com um grande golo do jovem turco Kenan Yildiz, de 19 anos, o substituto de última hora de Francisco Conceição no onze.
A perder, Sérgio Conceição mostrou-se muito interventivo, mas até ao intervalo o marcador não sofreria alterações.
No início da segunda parte, o Milan esteve perto de empatar, mas Theo Hernández desperdiçou um golo feito, aos 55 minutos.
O francês haveria de redimir-se pouco depois, ao levar Locatelli a cometer a falta que deu origem ao penálti, convertido por Christian Pulisic aos 71 minutos, que permitiu aos milaneses empatarem.
Quatro minutos depois, um passe perfeito de Morata deixou Musah em boa posição, com o remate do norte-americano a embater em Gatti e a trajetória da bola a enganar o adiantado guarda-redes Di Gregorio.
O autogolo da equipa de Turim, a única ainda sem derrotas na Liga italiana, galvanizou os milaneses, que seguraram o 2-1 apesar de uma grande pressão nos minutos finais.
No final, Conceição recuperou a roda que fazia no FC Porto, já depois de abraçar o filho Francisco.
O Milan vai encontrar na final o Inter, que na quinta-feira derrotou a Atalanta, por 2-0, na primeira meia-final, com um bis de Denzel Dumfries.
Campeões italianos em título, os "nerazzurri" conquistaram as últimas três edições da Supertaça de Itália, cuja final de segunda-feira vai decorrer também na Kingdom Arena, de Riade.