Declarações de Rui Jorge, selecionador nacional de sub-21, após o Portugal-Croácia (5-1), jogo do Grupo G da fase de apuramento para o Europeu de futebol da categoria, disputado esta terça-feira em Faro
Corpo do artigo
Análise: “Não foi perfeito, mas foi um jogo bastante bom da nossa parte. Acho que longe da perfeição, mas uma vitória que acho merecida, [embora] os números, eventualmente, não sejam os mais corretos. Mas, de qualquer forma, atendendo à primeira parte que fizemos, à forma como conseguimos ser intensos no processo defensivo e fazer com que a Croácia cometesse alguns erros que não são normais na sua equipa, deu-nos alguma margem de manobra para gerir o jogo e ter um jogo relativamente tranquilo".
Portugal é líder isolado: "Nós temos de acumular pontos. Sabemos que o primeiro classificado apura direto, é isso que pretendemos, e sabemos que para sermos primeiros não podemos perder mais pontos. Interessa-nos ser bons enquanto equipa, porque as boas equipas perdem menos pontos. Nós temos trabalhado nisso, ser uma boa equipa, ser uma equipa sólida, que consiga criar perigo e seja concretizadora. Hoje, na primeira parte, praticamente em cada remate que fizemos na fase inicial marcámos golo, estivemos muito bem nesse capítulo, com uma eficácia grande, e isso ajudou a ter um jogo mais tranquilo".
Croácia surpreendeu pela negativa? "Não estávamos à espera que acontecesse, não tinham jogado ainda assim [em 3-4-3]. Acho que não foram a Croácia que tinham sido durante o grupo, não foram, na primeira parte, a Croácia que podem ser. Mas, volto a dizer – e depois de um resultado destes seria fácil pensar o contrário –, é uma boa equipa, que pode criar muitas dificuldades, mas hoje não esteve ao seu nível”.