Rúben Amorim: "Temos mais opções se as coisas não estiverem a correr bem"
Declarações de Rúben Amorim, treinador do Manchester United, em antevisão ao jogo deste domingo (16h30) com o Arsenal, em Old Trafford, a contar para a primeira jornada da Premier League
Corpo do artigo
Melhorar o desempenho em Old Trafford: "Isso é muito importante. Não precisamos de pensar nisso. É apenas um jogo contra o Arsenal. Contra uma equipa que todos nesta sala acham que o Arsenal vai ganhar. Não é uma questão mental. Não é só para os jogadores. É também para os adeptos. Mesmo o jogo contra a Fiorentina. Dá para sentir isso. Os adeptos estão um pouco nervosos. Este sentimento não se pode... não é apenas um dia, um jogo [e desaparece]. Por isso, é um sentimento de que temos de lutar todos juntos. Os jogadores, os treinadores e os adeptos. E vamos mudar as coisas. Se se quer ganhar coisas e ser uma equipa muito forte, especialmente em casa, é preciso ganhar os jogos."
Estreia na Premier League 2025/26: "Confiante. Sei que vamos ter dificuldades em alguns momentos. É um jogo contra o Arsenal, por isso vamos ter dificuldades em alguns momentos. Estamos mais preparados e, mais uma vez, sinto que temos mais jogadores que nos podem ajudar, num determinado momento, a mudar o rumo do jogo e isso dá-nos confiança. E temos mais opções se as coisas não estiverem a correr bem, podemos mudar as coisas. Isso dá-me mais confiança para cada jogo. É aquela sensação de que podemos ter dificuldades aqui ou ali, na forma como jogamos, mas conseguimos marcar. Acho que o Matheus Cunha consegue — e vocês viram isso nas duas últimas temporadas — receber a bola e criar algo, o Bryan Mbeumo consegue fazer uma jogada e está lá para marcar um golo. Este tipo de coisas pode ajudar-nos muito, especialmente nos momentos em que estamos com dificuldades, um jogador pode mudar o rumo do jogo no estádio."
Equipa está pronta para enfrentar a época: "Estamos prontos para a temporada. Preparámo-nos bem durante a pré-temporada. A pré-temporada é a pré-temporada. Vamos começar, vamos ter dificuldades, mas o que vamos ver no domingo, depois vamos trabalhar para melhorar, depois vamos melhorar durante a temporada, mas estamos preparados para vencer o Arsenal. É a única coisa que importa."
Centro de treinos foi requalificado: "Sempre tive a sensação de que chegamos a Old Trafford e Old Trafford deve ser o centro do jogo, mas não podemos passar quatro horas lá à espera do jogo. E sinto que, com estas instalações [em Carrington], podemos estar aqui, a preparar-nos para o jogo longe de Old Trafford e, quando chegarmos a Old Trafford, temos de sentir os adeptos e depois ir diretamente para o jogo, sem perder o ímpeto da ligação com os nossos adeptos. Sabemos que temos muitas pessoas à nossa espera lá, para estar com os jogadores e pedir autógrafos. Vamos tentar fazer o mesmo. Portanto, será a mesma experiência para os adeptos. Mas para nós será melhor, porque vamos sentir, mais perto do jogo, o entusiasmo dos adeptos e passar menos tempo lá dentro."