No mesmo dia em que o Bayer Leverkusen se sagrou campeão alemão pela primeira vez na sua história, os adeptos da equipa "mudaram" a designação da rua que liga ao BayArena para o nome do seu treinador, com recurso a um autocolante
Corpo do artigo
Horas antes de o Bayer Leverkusen ter garantido a primeira Bundesliga da sua história com uma goleada sobre o Werder Bremen (5-0), no domingo, os adeptos da equipa alemã começaram a festa do título ao “mudar" o nome da rua que liga ao seu estádio, o BayerArena, para Rua Xabi Alonso, com recurso a um autocolante.
Tudo não passou de uma brincadeira, mas a revista “Der Spiegel” avança que esse gesto em honra do treinador espanhol poderá mesmo ser replicado numa rua a definir, desta vez de forma oficial, pela Câmara Municipal de Leverkusen.
O principal entrave a esta possibilidade é o facto de o regulamento da autarquia não permitir que as ruas da cidade tenham nomes de pessoas, mas o tema está sujeito a debate: “Vale a pena discuti-lo e considerá-lo, porque comove muita gente”, salientou Stefan Hebbel, líder do partido local CDU.
Este gesto não é o único que está a ser contemplado pela autarquia para agradecer o título conquistado pela sua equipa, pretendendo também enaltecer o contributo do CEO Fernando Carro, do diretor desportivo Simon Rolfes e do presidente do conselho de acionistas do clube, Werner Wenning, para além de Alonso, com uma cidadania simbólica.
“Fizeram contribuições extraordinárias para Leverkusen através da sua responsabilidade compartida no sucesso do Bayer Leverkusen. Merecem um reconhecimento especial da nossa parte. Isto deveria expressar-se concedendo-lhes a cidadania honorária da cidade de Leverkusen”, pode ler-se numa nota oficial.