Roberto Martínez: "Vamos lutar até ao fim para encher de orgulho os portugueses"
Declarações de Roberto Martínez, selecionador de Portugal, após o triunfo sobre a República da Irlanda (3-0) em jogo de preparação para o Euro'2024
Corpo do artigo
Crescimento da equipa: "Os jogadores mostraram o trabalho de preparação, crescemos juntos. Mostrámos que há um foco de unidade, de equipa. Foi um desempenho completo."
Alteração tática: "Posso dizer que a ideia de ter três jogos era para trabalhar uma linha de cinco com três centrais com a Finlândia, uma linha de quatro com pressão alta contra equipa como a Croácia que tem boa posse de bola... Tínhamos os jogos preparados para executar diferentes conceitos táticos. Todos tiveram minutos, mostraram o que podem trazer à equipa. O nível individual era muito importante, pela preparação. Foi um sucesso, do ponto de vista individual, e coletivamente temos de continuar a melhorar antes do jogo da Chéquia."
Mensagem aos adeptos: "Agradecer o carinho. No caminho do hotel ao estádio começou o desempenho, foi incrível. Temos de trabalhar a parte psicológica. Agradecer e prometer que vamos dar tudo. Vamos lutar até ao fim para encher de orgulho os nossos adeptos."
Dos melhores jogos da era Roberto Martínez? "Acho que utilizámos esta estrutura contra o Luxemburgo e o Liechestenstein... A Irlanda é equipa objetiva, com ataques rápidos em zonas centrais, precisámos de três centrais. A nossa ideia não muda. Há estruturas que ajudam. E precisamos ser muito bons em todas as estruturas. A chave é executar bem a nossa estrutura e a ideia de jogo."
Foi por uma questão física nenhum jogador jogar os três jogos? "Temos muita informação, mas na preparação o primeiro ponto é a posição individual do jogador, depois ligações, conceitos táticos, adversários... Tudo faz parte para preparar a equipa."
Derrota com a Croácia importante para corrigir? "Avaliar todos os jogos é importante, não há diferença depois de derrota ou vitória. Não precisamos de perder para melhorar. O balneário é autocrítico e responsável. Todos podem fazer-nos ainda mais fortes."