Recorde do Guinness: inglês de 75 anos tem a carreira mais longa da história na arbitragem
Phil Crossley completou 58 anos na arbitragem e regista mais de dois mil jogos
Corpo do artigo
Phil Crossley, de 75 anos, bateu um recorde do Guinness World Records por ser o árbitro com a carreira mais longa da história do futebol. Regista mais de dois mil jogos na carreira e ainda não tem pretensões de se reformar.
Crossley começou a arbitrar com 17 anos, depois da Inglaterra conquistar o Mundial no ano anterior. Na infância, costumava acompanhar o seu pai nos jogos do Fulham, em Craven Cottage.
“Percebi que nunca jogaria futebol de primeira classe, então pensei em tentar arbitrar e ver até onde poderia subir, o que acabou por me levar a arbitrar no campeonato e no Estádio de Wembley”, admitiu.
No dia 24 de setembro de 1967, realizou a sua primeira partida oficial, um jogo entre Venlo e Calderon Reserves (3-1) da quarta divisão da West London Sunday Football League, um campeonato de futebol amador.
Em 2022, o árbitro foi submetido a uma cirurgia no coração, mas isso não o impediu de retomar a sua carreira meses depois.
Crossley aproveitou para comentar os erros que se continua a cometer, mesmo depois da introdução de novas tecnologias, como a arbitragem de vídeo. “Se eu perceber que cometi um erro, estou preparado para me desculpar e seguir em frente. Não podemos nos dar ao luxo de debruçar sobre os erros”, afirmou.
Durante cerca de 60 décadas de carreira, teve que ir se adaptando às mudanças do futebol. Algo que nunca mudou foi a sua preparação minuciosa para cada partida. O árbitro revela que chega uma hora antes de cada jogo começar para inspecionar o relvado e se preparar. Nos dias que antecedem os jogos, costuma pesquisar as equipas e rever relatórios dos jogos.
“É algo que eu nunca contemplei em 58 anos. É uma grande honra e conquista para mim e o certificado complementará os meus muitos troféus. É também uma grande honra para a FA, a LFA e a Sociedade de Árbitros Distritais e de Fulham”, comentou o árbitro sobre a conquista do recorde no GWS.