Recorde as palavras de Carreras e Bruno Lage antes do jogo frente ao Barcelona
Antevisão ao jogo frente ao Barcelona, da primeira mão dos oitavos de final da Champions. Apito inicial às 20h00 de quarta-feira
Corpo do artigo
Quais foram as lições que aprenderam no jogo anterior com o Barcelona, na Luz? “Estamos focados no jogo de amanhã, vai ser um jogo bonito, mas duro. Estamos focados na vitória, preparados para lutar pela vitória.”
O que lhe tem sido pedido, na saída da defesa a três? Existe algum favorito para a eliminatória? “Nós estamos completamente focados no nosso papel, sabemos que temos de fazer um grande trabalho para passar a eliminatória. Faço o que me pedem, mas estou, sobretudo, focado na vitória.”
O que espera de um novo encontro com Lamine Yamal? “Não sei se ele joga ou não, também não sei se jogo, mas estou completamente focado no meu papel, em defender bem, para poder atacar. Gosto de atacar, mas, primeiro, é preciso defender.”
O seu nome tem sido associado a equipas espanholas, sobretudo o Barcelona. Quer impressionar esses clubes? “Trabalho para mim, mas, sobretudo, para a equipa. Estou completamente focado no Benfica, em fazer uma boa época, e em continuar a trabalhar.”
Acredita que um possível êxito do Benfica passa por controlar Lamine Yamal?
“Sabemos que o Barcelona tem grandes jogadores, todos podem criar perigo. O Lamine está a fazer um grande ano, mas podemos sair por cima se o travarmos.”
Jogo frente ao Barcelona: "A abordagem é semelhante, a estratégia a colocar em prática é aquela que sentimos que será a melhor. Vamos defrontar uma grande equipa, com muitos golos marcados, mas também olhamos para aquilo que de positivo fizemos contra este adversário, como o número de oportunidades que tivemos, o número de vezes que estivemos na frente do guarda-redes. Acreditamos que podemos passar esta eliminatória."
Importância dos médios e laterais: "Olhámos para o nosso adversário e tentámos procurar os espaços que nos oferecem. Por muita vontade que tenha em falar consigo e aprofundar a sua questão, não posso nem vou fazê-lo. Talvez no final do jogo possamos falar um bocadinho. Mas temos de saber tirar partido desses espaços que o Barcelona nos dará. É uma pergunta muito interessante, mas que antes de responder aqui teremos de responder primeiro dentro de campo."
Favoritismo: "A questão do favorito não é interessante para nós."
Se estiver empatado no último minuto...: "Estamos empatados? Vamos tentar ganhar o jogo."
Nélson Semedo apontado como alvo. Estará a torcer por Benfica ou Barcelona, onde também jogou? "Sobre o Nélson, acredito que neste momento irá torcer pelo Wolverhampton. Sobre a possibilidade de ser reforço ou não, isso é sobre a próxima época. Estou focado no que podemos fazer amanhã. Estamos na Liga dos Campeões, nas meias-finais da Taça de Portugal, dependemos de nós na Liga e já conquistámos um título. O nosso foco é vencer mais títulos esta época."
Equilíbrio: "Acredito que a eliminatória vai ser disputada. Resultado de amanhã é importante, mas decisivo acho que será o jogo da segunda mão."
Di María: "Não está disponível para o jogo [assim como Florentino]."
Renato Sanches: "Está na convocatória."
Bruma não esteve no treino: "Não há qualquer problema com o Bruma, mas como não está disponível para o jogo [por não estar inscrito na Champions], treinou com a equipa B."
Gestão de uma semana sem jogo para o campeonato. Sporting venceu ontem...: "Só o foco no que vamos fazendo. Temos este compromisso de amanhã na Liga dos Campeões. Temos depois um compromisso para o campeonato. Vamos tentar ganhar, porque só assim se conseguem sequências de resultados. Temos de estar focados no que vamos fazer nos próximos dois meses. Como dizia muito antes, é treino a treino, jogo a jogo, preparados para vencer para conquistar títulos."
Hansi Flick falou sobre o cansaço dos jogadores. Entende? "Concordo se olharmos para a questão de uma forma global. Há coisas mais importantes para discutir em vez do facto de nós termos jogado ou não. Entre o jogo de amanhã e o próximo do campeonato, nem as 72 horas vamos ter. Isso é mais importante do que pensar se um adversário jogou ou não."
Depois do 4-5 na fase regular, haverá os mesmos golos neste jogo? Gostaria de um resultado mais controlado? “Não consigo perspetivar quantos golos terá o jogo, posso é perspetivar um grande jogo entre duas equipas com grandes ataques, o que ficou provado com as oportunidades que criaram no outro jogo. Este jogo não será decisivo, esse será o jogo da segunda mão”.
Trubin parou dois jogos, se vai voltar e como espera que se apresente: “Espero que se apresente no seu melhor, porque teve oportunidade de descansar, de treinar e tem feito boas exibições pelo Benfica. Todos aqui temos momentos para descansar, treinar e jogar, ainda não tínhamos feito isso com Trubin e o Samu [Samuel Soares] tem feito um trabalho fantástico, a prova é os dois jogos muito bons que fez. Isso também não deixa o Trubin descansado e seguro, porque tem um concorrente à altura, quer o Samu quer o André [Gomes] que é um jovem valor e tem feito um trabalho muito interessante na equipa B”.
Florentino foi peça importante no jogo da fase regular, como conseguirá estabilidade no meio-campo sem ele: “Contamos com outro jogador, não digo quem, mas o importante é a equipa funcionar como coletivo, só assim podemos dizer depois que determinado jogador fez uma boa exibição. Quero que a equipa funcione amanhã”.
Schjelderup não jogou tanto no início da época, como está? “O Andreas tem tido uma evolução muito boa. Com a nossa chegada em setembro também não tínhamos muita margem nas competições e por isso inicialmente jogaram os jogadores que interpretaram melhor as nossas ideias, mas não deixámos ninguém de lado. Ele tem feito um trabalho fantástico, muito interessante na sua evolução e temos um plantel equilibrado em todas as posições. O Andreas tem de competir diariamente para ganhar um lugar no onze, estamos satisfeitos com todos”.