Golo aos 90'+5 "salva" Real Madrid de entregar já o título ao Barcelona
Corpo do artigo
Um golo de Jacobo aos 90+5 minutos permitiu esta quarta-feira ao Real Madrid vencer em casa o Maiorca por 2-1, na 36.ª jornada da Liga espanhola de futebol, impedindo o Barcelona de ser campeão no sofá.
O eslovaco Martin Valjent adiantou os insulares, com Samu Costa a titular, aos 11 minutos, e lançou os "merengues", afetados por muitas lesões, para um "cerco" à baliza contrária, acabando com mais de três dezenas de remates.
O francês Kylian Mbappé empatou, aos 68 minutos, e ficou a um ponto de Viktor Gyokeres, do Sporting, na corrida à Bota de Ouro, igualando Mohamed Salah (Liverpool), chegando ainda aos 40 golos em todas as competições na época de estreia pelos madrilenos.
Com apenas 10 futebolistas da "lista A", a principal, disponíveis, dadas as muitas lesões do plantel, o treinador Carlo Ancelotti apostou num "menino" a titular que viria a fazer a diferença, com Jacobo, de 20 anos e a fazer apenas o quarto jogo na primeira equipa, a marcar de cabeça, nos instantes finais, o golo decisivo.
No primeiro encontro depois de se saber que Ancelotti vai deixar o clube para orientar a seleção do Brasil no final da temporada, o Real conseguiu o mínimo para manter vivo o sonho de voltar a ser campeão espanhol, chegando aos 78 pontos, a quatro do "Barça", quando lhe faltam duas jornadas para disputar.
Os "culés" podem ser campeões já na quinta-feira, se vencerem em casa do vizinho Espanhol, pelas 20h30.
Do outro lado, o Maiorca segue em oitavo, com 47 pontos, mas pode ser ultrapassado nesta jornada, perdendo o lugar de acesso à Liga Conferência na próxima temporada.
A vitória de hoje do Alavés em casa ante o Valência (1-0) despromoveu o Las Palmas, dos portugueses Dário Essugo e Fábio Silva, que com 32 pontos, no 19.º e penúltimo lugar, já não ultrapassam os "patateros", que somam 38 e têm vantagem no confronto direto.
Aos 79 minutos, Joan Jordán selou, de penálti, o triunfo da equipa orientada por Eduardo Coudet, que com seis pontos ainda em disputa tem quatro de vantagem para o 18.º, o Leganés, hoje derrotado em casa do Villarreal (3-0).
Um bis de Ayoze Pérez (23 e 31) e um tento do costa-marfinense Nicolas Pépé, aos 45, decidiram a contenda para os "cerâmicos", que seguem firmes na luta pelo acesso à Liga dos Campeões.
O "submarino amarelo" é quinto, com 64 pontos, último posto de acesso à Champions, em igualdade com o Athletic Bilbau, quarto, e mais seis pontos do que o Bétis, que tem um jogo a menos e é o único que o pode ultrapassar.
Na quinta-feira, além da possível coroação do Barcelona como campeão de LaLiga, o Atlético de Madrid está obrigado a vencer em casa do Osasuna, sob pena de, com outro resultado, entregar definitivamente o segundo lugar ao Real.