Lateral do Bayern de Munique tinha sido convocado para os primeiros jogos da fase de qualificação para o Mundial.
Corpo do artigo
O lateral do Bayern de Munique Rafinha pediu dispensa da seleção brasileira de futebol por não ser chamado com regularidade, anunciou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). "Não sou chamado com regularidade, nem sou uma das opções principais para a minha posição", justificou o jogador dos campeões alemães, numa numa publicada pela CBF.
A confederação brasileira aceitou o pedido de Rafinha e elogiou a "transparência" do jogador, aceitando retirá-lo da lista de convocados do selecionador Dunga para os dois primeiros jogos do Brasil no torneio sul-americano de qualificação para o Mundial2018.
No entanto, a CBF frisou que "apenas os jogadores totalmente dedicados à seleção podem representar o Brasil nos relvados do mundo inteiro".
O não de Rafinha surge pouco tempo depois do atleta ter pedido nacionalidade alemã. O defesa está na Alemanha há dez anos e, assim que estiver concluído o processo, estará disponível para ser convocado pela seleção campeã do mundo, uma vez que ainda não tinha nenhum minuto em jogos oficiais pela canarinha.
Dunga tinha convocado Rafinha para colmatar as ausências forçadas, por lesão, de Dani Alves, do Barcelona, e Danilo, que trocou o FC Porto pelo Real Madrid.
O Brasil estreia-se na fase de qualificação da América do Sul a 8 de outubro, contra o Chile, em Santiago. No dia 13, recebe a Venezuela, em Fortaleza.