O conjunto de Luis Enrique procura ganhar o quinto título no domingo, tendo ainda por disputar em 2025 as finais da Supertaça Europeia, frente ao Tottenham, e da Taça Intercontinental
Corpo do artigo
Apenas três jogos separam o Paris Saint-Germain de poder reivindicar o estatuto de melhor equipa da história – pelo menos no que diz respeito a conquistas de troféus em anos civis. Isto porque, caso vença o Chelsea na final do Mundial de Clubes, a disputar no próximo domingo, o conjunto parisiense fica a apenas dois jogos de celebrar mais duas competições em 2025, o que a tornaria na primeira equipa de sempre a festejar a conquista de sete provas no mesmo ano.
O recorde, por agora, é detido pelo Barcelona de Pep Guardiola, que em 2009 açambarcou as seis provas em que competiu no espaço de sete meses. Em maio desse ano festejou a conquista da liga espanhola, da Taça do Rei e da Liga dos Campeões; em agosto juntou-lhe a Supertaça de Espanha e a Supertaça Europeia, acabando o ano a abrir o champanhe em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, após bater os argentinos do Estudiantes (2-1 após prolongamento) na final do Mundial de Clubes.
O PSG, pode dizer-se, já palmilhou a maior parte do caminho rumo ao objetivo – várias vezes durante a época, de resto, Luis Enrique frisou que o clube francês queria vencer todas as competições em disputa. O trajeto vencedor iniciou-se logo no quinto dia do ano, com o triunfo por 1-0 sobre o Mónaco na final da Supertaça disputada em Doha, no Catar, e teve o ponto mais alto em maio, mês em que confirmou a conquista da Ligue 1, da Taça de França e da Liga dos Campeões.
Em caso de triunfo sobre o Chelsea, o PSG terá hipótese de vencer o sexto troféu do ano logo no primeiro jogo oficial de 2025/26, na final da Supertaça Europeia, frente ao Tottenham, ficando depois a faltar a final da Taça Intercontinental, prova que teve início em 2024 (o Real Madrid venceu os mexicanos do Pachuca por 3-0) e que se realiza no anterior formato do Mundial de Clubes.
TODOS OS JOGOS DO FIFA MUNDIAL DE CLUBES SÃO GRÁTIS NA APP DA DAZN. SAIBA MAIS.