Portugal e os possíveis adversários no play-off: um tem sido sinónimo de festa
Dos potenciais adversários no play-off só Ucrânia e Áustria têm saldo positivo frente a Portugal.
Corpo do artigo
Disputada a derradeira jornada da fase de grupos do apuramento europeu completou o lote de 12 equipas que vão disputar o play-off de acesso ao Mundial"2022, no próximo mês de março.
Antes mesmo das últimas decisões, Portugal já sabia que teria o estatuto de cabeça de série no sorteio, que se vai realizar no próximo dia 26, e, ontem, terça-feira, ficou a conhecer os seis potenciais adversários nas meias-finais: Polónia, Turquia, Macedónia do Norte, Ucrânia, Áustria e Chéquia.
Deste lote, os turcos são aqueles que trazem melhores memórias à Seleção Nacional. Nos cinco duelos anteriores entre ambas as seleções, Portugal somou outras tantas vitórias, sendo que três delas foram alcançadas em jogos a contar para fases finais de Europeus. Num deles, em 2000, dois golos de Nuno Gomes valeram um triunfo (2-0) em contexto de "mata-mata", semelhante ao que vai ser utilizado no play-off de acesso ao Catar.
Orientada por Paulo Sousa, a Polónia é outra das seleções com saldo negativo frente a Portugal. Em onze duelos, a equipa das Quinas somou quatro vitórias contra três dos polacos, registando-se, ainda, quatro empates.
Frente à Chéquia, o equilíbrio é total: quatro vitórias para ambas as equipas e três igualdades. Já a Macedónia do Norte nunca se cruzou no caminho luso a nível oficial, embora existam dois particulares para amostra: uma vitória para Portugal (2003) e um nulo (2012).
Pelos números, Ucrânia e Áustria assumem-se como os maiores entraves à presença dos comandados de Fernando Santos no Catar. Frente aos primeiros, que bateram os lusos nos grupos de apuramento para o Mundial"1998 e o Europeu"2020, a Seleção Nacional somou apenas uma vitória em quatro jogos, enquanto que frente aos austríacos o saldo é ainda mais negro: apenas um triunfo em sete duelos a nível oficial.