Desde Alenquer até Kratovo. 43 dias a rolar Europa fora.
Corpo do artigo
É português, adepto da Seleção e já este sábado parte de Alenquer em direção à Rússia com o objetivo de participar na grande festa que, entre 15 de junho e 15 de julho, vai reunir as 32 mais fortes equipas nacionais do futebol mundial.
Particularidade a assinalar: a viagem será feita de bicicleta, através de um percurso de 4700 km e com a duração de 43 dias. Hélder Batista é o nome do homem que, desta forma, conjuga três grandes paixões: a bicicleta, o futebol e a Seleção.
"Estou bastante entusiasmado e também um pouco ansioso, porque já faltam poucos dias e há sempre pormenores a acertar", começou por contar a O JOGO, referindo-se às normais questões logísticas necessárias para empreender um desafio deste tipo.
"Para além da bicicleta levo um atrelado, que vai pesar um total de 25 kg, mais ou menos. É para levar a tenda, um saco-cama e outras coisas. E depois também levo uma câmara de filmar e um sistema de localização por GPS. Se me acontecer alguma coisa é só carregar num botão vermelho e é emitido um alerta para uma central. Assim a família fica mais descansada", conta, bem disposto.
Apesar do otimismo, o receio nunca abandona os empreendedores. "Não há heróis. Esses estão todos no cemitério. A apreensão também é grande, mas que eu chego lá, isso chego. É um sonho que vou realizar e estou contente com isso. Mas até ao momento da partida existe sempre algum nervoso miudinho", afirma.
A uma média de 110 km percorridos por dia, Hélder vai atravessar sete países de lés a lés. Portugal, Espanha, França, Alemanha, Polónia, Lituânia e Letónia. Na Rússia fará "apenas" os 650 km que distam entre a Letónia e a capital, Moscovo, efetuando depois um pequeno percurso de 45 km para se apresentar em Kratovo, onde estará sediada a seleção portuguesa. A 20 de junho assiste ao Portugal-Marrocos e, dois dias depois, regressa a Portugal. "Volto dia 22 à uma hora da manhã... mas de avião", informa.
Um dos objetivos desta viagem é o de angariar fundos para a Acreditar, instituição de solidariedade social. Para esse efeito, Batista deixa aqui o número de uma conta bancária daquela instituição: PT 50 0010 0000 4893 9520 0039 1.