Derrota com a Albânia foi a nona e acabou por revelar-se decisiva. O técnico ficou a um mês de cumprir quatro anos no cargo
Corpo do artigo
Nos 45 jogos em que orientou a Seleção Nacional, Paulo Bento tem um registo de 55,3% de vitórias: ganhou 24 vezes, empatou 12 e perdeu nove, a última das quais, com a Albânia, por 1-0, em Aveiro, ditou o fim da sua ligação à FPF.
O antigo treinador do Sporting deixou a equipa das quinas na sequência de uma derrota e de um Mundial dececionante, no Brasil, em que Portugal não passou da fase de grupos (derrota com a Alemanha, empate com os Estados Unidos e vitória sobre o Gana), precisamente a situação oposta daquela com que entrou. A 8 de outubro de 2010, uma vitória por 3-1 sobre a Dinamarca permitiu a Portugal manter vivo o sonho do apuramento para o Euro'2012, que acabou por confirmar-se.
Presente em duas fases finais (Euro'2012, afastado no desempate por penáltis pela Espanha nas meias finais, e Mundial'2014), as vitórias mais expressivas de Paulo Bento foram sobre o Luxemburgo (5-0), Bósnia (6-2) e Camarões (5-1). A derrotas mais pesada foi a do último Mundial, no jogo de estreia, às mãos dos germânicos.