Ozil numa mensagem que causa impacto: o sonho dos meninos e os jogos grandes
Ex-jogador de Real Madrid e Arsenal mostra-se contra a Liga Europeia.
Corpo do artigo
Mesut Ozil, internacional alemão que atualmente representa o Fenerbahçe, da Turquia, e com passagens por Real Madrid e Arsenal, deixou uma mensagem no Twitter a propósito da Superliga Europeia.
"Os meninos crescem a sonhar em ganhar o Mundial e a Champions, não a Superliga. O bonito dos grandes jogos é que apenas ocorrem um ou duas vezes por ano, não todas as semanas. É difícil de entender para todos os adeptos", escreveu no Twitter.
1384100211815976960
No domingo, AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham, treinado pelo português José Mourinho, "uniram-se na qualidade de clubes fundadores" da Superliga, indica um comunicado enviado à AFP.
"A época inaugural (...) iniciar-se-á o mais brevemente possível", informam os subscritores do comunicado, sem precisar qualquer data, adiantando que a nova competição pretende "gerar recursos suplementares para toda a pirâmide do futebol".
Os promotores da Superliga adiantam que a prova será disputada por 20 clubes, pois, aos 15 fundadores - apesar de terem sido anunciados apenas 12 -, juntar-se-ão mais cinco clubes, qualificados anualmente, com base no desempenho da época anterior.
A época arrancará em agosto, com dois grupos de 10 equipas e os jogos, em casa e fora, serão realizados a meio da semana, mas todos os clubes participantes continuarão a disputar as respetivas ligas nacionais.
O comunicado dos 12 clubes surge no mesmo dia em que a UEFA reafirmou que excluirá os clubes que integrem uma eventual Superliga europeia de futebol, e que tomará "todas as medidas necessárias, a nível judicial e desportivo" para inviabilizar a criação de um "projeto cínico".