RANKING - Várias figuras, maioritariamente portistas e benfiquistas, e um nome omnipresente
Corpo do artigo
Os Sub-19 de Portugal "falharam" a conquista do título europeu, mas há muitos ex-juniores que, a partir de amanhã, abraçam em definitivo o futebol profissional, que saem valorizados da competição e com moral para reclamar um lugar ao sol.
Num grupo constituído maioritariamente por jogadores de Benfica e FC Porto, foram os portistas que mais deram nas vistas, pelo menos no ataque. Os rankings ao lado são suficientemente elucidativos a esse nível, ainda que incompletos, porque as infografias foram feitas antes da final, perdida para os espanhóis.
Não houve, porém, alterações significativas a esse nível. Em destaque um nome que até passou ao lado do brilho que o hat trick de Gonçalo Ramos à Irlanda teve, ou do talento que Félix Correia e Fábio Vieira foram passeando. João Mário foi um dos quatro campeões europeus de clubes de Sub-19 que se apresentaram em prova, e no FC Porto já havia sido promovido à equipa B.
Pareceu sempre um jogador mais dedicado ao drible, mas na Arménia exibiu outros atributos e foi um dos que fez mais assistências e o que mais cruzou, entre outras virtudes ao nível do passe. O extremo fez três passes para potencial golo e somou cinco passes para desequilíbrio do adversário, tantos como Fábio Vieira, outro dos portugueses em destaque. Veja nos quadros a lista dos melhores vice-campeões europeus.
11160006