Roberto Martínez chamou 26 jogadores para os jogos contra a Dinamarca, relativos aos quartos de final da Liga das Nações
Corpo do artigo
Rúben Dias voltou aos convocados da seleção portuguesa para os dois jogos frente à Dinamarca para a Liga das Nações, numa lista esta sexta-feira divulgada de 26 jogadores sem João Cancelo, Otávio e Tomás Araújo.
Sem surpresas, o selecionador de Portugal, Roberto Martínez fez regressar o defesa central do Manchester City, que tinha estado de fora da última convocatória por lesão, tal como Gonçalo Inácio, Rúben Neves, Diogo Jota e Gonçalo Ramos, todos de volta às opções.
De fora das escolhas ficam o médio Otávio e os defesas João Cancelo e Tomás Araújo, que foram titulares no embate com a Croácia, em 18 de novembro do ano passado, agora com problemas físicos. Também o central Tiajo Djaló e o avançado Fábio Silva, ambos suplentes utilizados nesse empate 1-1, estão ausentes.
Os médios Pedro Gonçalves, lesionado, e Matheus Nunes também estiveram nas escolhas iniciais para os embates de novembro, mas agora ficam de fora.
O capitão Cristiano Ronaldo é um dos 26 eleitos, podendo, nos embates com a Dinamarca, na quinta-feira, em Copenhaga, ou no dia 23, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, tornar-se no segundo jogador com 40 anos ou mais a jogar pela seleção portuguesa, reeditando o feito de Pepe, que terminou a carreira após o Euro2024, já com 41.
Estes dois jogos, ambos marcados para as 19:45 (horas em Lisboa) vão ser os primeiros encontros de Portugal com Pedro Proença como presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), depois de ter sucedido a Fernando Gomes em fevereiro.
A seleção das quinas chegou aos quartos de final da Liga das Nações, depois de ter vencido o grupo A1, com quatro vitórias e dois empates, enquanto a Dinamarca foi segunda classificada no grupo A4, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas.
Portugal conquistou a primeira edição da Liga das Nações, em 2019, tendo depois falhado a qualificação para a final four em 2020/21 e 2022/23.
Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá e Rui Silva;
Defesas: Diogo Dalot, Nélson Semedo, Nuno Mendes, Nuno Tavares, Gonçalo Inácio, Rúben Dias, António Silva e Renato Veiga;
Médios: Palhinha, Rúben Neves, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes e Bernardo Silva;
Avançados: João Félix, Trincão, Francisco Conceição, Pedro Neto, Geovany Quenda, Rafael Leão, Diogo Jota, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo.