Faz-se acompanhar dos adjuntos Paulo Ferreira, António Ferreira, Paulo Mourão e Nélson Duarte
Corpo do artigo
O Lyon oficializou na manhã desta sexta-feira a chegada de Paulo Fonseca para orientar a equipa francesa. O treinador português, de 51 anos, assinou contrato até 30 de junho de 2027.
Para França leva os adjuntos Paulo Ferreira, António Ferreira, Paulo Mourão e Nélson Duarte, que se juntam a Jorge Maciel e Damien Della Santa, que já estavam no clube.
Torna-se o 34.º treinador da história do Lille. Tem estreia marcada para domingo, em casa do Marselha, para a Ligue 1.
Paulo Fonseca volta ao campeonato francês, depois de duas temporadas no comando técnico do Lille, que levou ao quinto e quarto lugar em 2022/23 e 2023/24, respetivamente, antes de rumar ao emblema milanês, no qual foi substituído por Sérgio Conceição, em dezembro último.
Antes, o antigo defesa central de Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Marítimo, Belenenses, Leça e Barreirense já tinha orientado a Roma (2019-2021), numa carreira no estrangeiro em que foi três vezes campeão da Ucrânia pelo Shakhtar Donetsk.
Em Portugal, o técnico de 51 anos treinou FC Porto (uma Supertaça Cândido Oliveira) e Braga (uma Taça de Portugal), além de Paços de Ferreira, Desportivo das Aves, 1.º de Dezembro, Odivelas e Pinhalnovense.
Após 19 jornadas, o Lyon, sete vezes campeão entre 2001/02 e 2007/08, ocupa o sexto lugar da Liga francesa, com 30 pontos, a 17 do tricampeão Paris Saint-Germain.