Phil Foden não está a conseguir ter na seleção inglesa o alto rendimento que evidenciou com a camisola do Manchester City.
Corpo do artigo
Phil Foden foi eleito o melhor jogador da Premier League em 2023/24, mas não está a conseguir ter o mesmo rendimento ao serviço da seleção inglesa, no Euro'2024.
"Sinto-me um pouco frustrado, não vou mentir. Quero tentar marcar golos, tentar fazer coisas melhores pela Inglaterra e, por vezes, não tem funcionado, mas trata-se de manter uma mentalidade positiva. Não fui o melhor jogador da Premier League para chegar aqui e não o mostrar. Sinto que a cada jogo dou pequenos passos em frente e espero poder fazer boas exibições pela Inglaterra, esse sempre foi o meu objetivo", admitiu o criativo do Manchester City, de 24 anos.
Apesar de ter marcado 27 golos e dado 13 assistências pelos "citizens" na última temporada, Phil Foden não tem atuado na posição preferencial no Campeonato da Europa, devido a esse papel estar atribuído a Jude Bellingham, "estrela" do Real Madrid.
"Esta época, mostrei no Manchester City que me movimentei mais no centro, marquei mais golos e influenciei mais os jogos. Sempre fui honesto sobre a minha posição e sempre me vi a jogar no centro do terreno, mas não concordo que não possa jogar ao lado de Jude Bellingham, acho que podemos encaixar nos últimos encontros", afirmou Phil Foden, que tem jogado como extremo esquerdo na seleção dos três leões.
Para terminar, o futebolista acabou por retirar parte da culpa ao selecionador inglês, que tem sido bastante criticado.
"Tenho pena do Gareth [Southgate]. Ele não se propôs a fazer isso [jogar defensivamente]. Nos treinos, tem-nos dito para pressionarmos e estarmos muito em cima. Por vezes, isso tem de partir dos jogadores. Os jogadores têm de assumir parte da culpa. Temos de nos adaptar ao que a outra equipa está a fazer para sermos melhores. É algo de que temos vindo a falar ultimamente e olhando para o futuro", realçou Phil Foden.
Refira-se que, este sábado, dia 6, a partir das 17 horas, a Inglaterra medirá forças com a Suíça, para os quartos de final do Europeu.