Newcastle vendido por mais do dobro após 13 anos e com duas descidas pelo meio
Mike Ashley comprou o clube em 2007 por 152 M€ e agora espera a aprovação da Premier para a venda por 344 M€, ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita
Corpo do artigo
Após 13 anos como dono do Newcastle e depois de três com o clube à venda, Mike Ashley terá finalmente conseguido concretizar o negócio e por mais do dobro do valor de compra, assegura o The Telegraph, que diz que a transação já foi assinada e que aguarda apenas a verificação e aprovação da Premier League.
Comprado pelo dono das lojas Sports Direct em 2007, por 152 milhões de euros, o clube chegou a ser negociado por 400 há um ano, com o xeque Khaled Bin Zayed Al Nahyan. Mas acabou por ser, supostamente, comprado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, por 344 milhões de euros, uma descida do preço justificada pela crise que o futebol enfrenta por causa do coronavírus.
O The Telegraph escreve que o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita ficará com 80% do clube, e os restantes 20% divididos pela PCP Capital Partners e os irmãos Reuben, de uma poderosa família britânica. Yasir Al-Rumayyan, diretor do citado Fundo, deverá ficar como presidente do clube.
O negócio foi intermediado por Amanda Staveley, ex-modelo muito bem relacionada no meio e que já teve intervenção nas compras do Manchester City, Manchester United e Liverpool.
Durante o período em que Mike Ashley foi dono do Nwcastle, o clube desceu duas vezes de divisão, mas agora receberá uma importante injeção financeira que poderia elevá-lo para outro patamar, como sucedeu no passado com Chelsea e Manchester City.