Mourinho e o árbitro do Fenerbahçe-Lyon: "Provavelmente não gosta de mim"
Declarações de José Mourinho em antevisão ao Fenerbahçe-Lyon, jogo marcado para quinta-feira (17h45) e relativo à sétima jornada da Liga Europa
Corpo do artigo
Muitas ausências no Fenerbahçe: “Planeamos compensar esta situação com o apoio dos nossos adeptos. Com a ajuda e o apoio que eles nos demonstram, isso poderá compensar a ausência destes 10 jogadores, com a energia especial que nos dão. Penso que dois pontos nos próximos dois jogos serão suficientes para avançarmos para a próxima ronda. Então, precisamos dos nossos adeptos. Amanhã não é um jogo em que ache que devemos ter expectativas especiais. Eu vim para aqui com uma lista na mão para não me esquecer de todos os jogadores que não temos. Tínhamos cinco possíveis laterais – Jayden, Mert Muldur, Kostic, Oguz e Levent - e nenhum deles irá estar. Ao mesmo tempo, Ismail [Yuksek] está lesionado e poderia ajudar-nos imenso se pudesse jogar. Becão, Samet, Bartug não estão na nossa lista [de inscritos] e Livakovic esteve lesionado. Por isso, estamos numa situação muito difícil, porque o adversário de amanhã também será muito difícil”.
Expectativas na Liga Europa: “Sim, temos expectativas, mas precisamos de avançar para podermos sonhar. A nossa situação atual é mais dura do que a próxima fase, porque se avançarmos, teremos a oportunidade de fazer uma nova lista [de inscritos] e poderemos compensar os lesionados. Teremos de fazer duas adições, com [os reforços] Diego [Carlos] e Skriniar, mas estamos numa situação difícil neste momento. Vamos atravessar dificuldades nos jogos com o Lyon e o jogo com o Midtjylland também será disputado num clima muito frio. Os nossos adeptos não estarão lá ou serão muito poucos, por isso, o estádio tem de estar cheio amanhã. Agora é altura de os adeptos nos apoiarem, precisamos deles”.
Que papel teve na contratação de Skriniar? “Tive um papel pequeno. O papel maior é o do clube, em termos do seu desejo de fazer esta transferência acontecer e da sua capacidade financeira. Penso que o papel real pertence ao nosso diretor desportivo, porque foi ele que conduziu as reuniões com os treinadores e os clubes cara a cara. O meu papel foi só dizer-lhe [a Skriniar] ao telemóvel o quão bom clube é o Fenerbahçe, o quão boa é a liga turca, o quão justa é, e o quão bonito é Istambul, quer esteja sol ou chuva. Eu contei-lhe uma história bonita”.
Jogo com o Lyon terá uma equipa de árbitros italianos: “Eu não tenho um problema com eles, eles é que têm um problema comigo. Penso que eles vêm para aqui para fazerem o seu melhor. Simone Sozza é um bom árbitro jovem, com muito potencial e futuro. Ele provavelmente não gosta de mim, mas vem para aqui para fazer bem o seu trabalho. O que é que isso significa? Significa que ninguém se lembre dele depois do jogo. O jogo será jogado entre o Fenerbahçe e o Lyon, então, a única coisa que os árbitros precisam de fazer é ajudar a que o jogo seja bom. Como disse, penso que é um árbitro com potencial”.