Mbappé aponta a melhor seleção da Europa, mas avisa: "Um Mundial é diferente"
Craque da França tem como objetivo vencer o próximo Campeonato do Mundo
Corpo do artigo
Leia também Pepê: "São nomes de peso, jogadores que fizeram história no FC Porto"
O francês Kylian Mbappé elogiou a Espanha, que está há 28 jogos sem perder e é considerada uma das favoritas ao Mundial de 2026, mas alertou para a falta de experiência de muitos dos seus jogadores. "Ganharam o Campeonato da Europa a jogar muito bem, mas um Mundial é diferente. A Espanha é uma equipa que tem muito controlo nos seus jogos, sabe como jogar, como controlar, tecnicamente é muito forte. Tem o perfil para jogar assim. É uma das poucas equipas cujos jogadores jogam da mesma forma desde os mais jovens até ao nível sénior", elogiou no "Universo Valdano".
"Mas num Campeonato do Mundo não é tão importante chegar tão bem antes, porque depois tudo pode acontecer. A Espanha tem uma equipa muito jovem, com muitos jogadores que não sabem o que é um Campeonato do Mundo. Para mim é a melhor equipa da Europa, ganhou o Europeu jogando muito bem, mas um Campeonato do Mundo é diferente e todas as equipas querem ganhar. Todos estão a olhar para a Espanha, espero que joguem bem, mas espero que a França ganhe", acrescentou.
Mbappé falou da experiência de ter sido campeão do mundo com a França e de ter perdido uma final marcando três golos. "Já joguei dois Mundiais, conheço-os muito bem. Vivi todas as emoções possíveis, quando se tem o momento mais difícil, a pressão é única. Para sentir a pressão de todo o país e fazer algo de bom, é preciso saber lidar com ela e não há muitos jogadores que o consigam fazer", afirmou.
Além de conquistar títulos importantes com o Real Madrid, Mbappé encara esta época com o desafio de voltar a ganhar o Campeonato do Mundo e de se livrar do espinho que o atormentou após a final contra a Argentina. "Espero voltar a marcar numa final e ganhá-la. É um sonho voltar a ganhar. Perder uma final dói muito, mas em França dizemos sempre que não há duas sem três e espero ganhar uma terceira final depois de aprender em 2022", reconheceu.
"Não se pensa em marcar numa final do Campeonato do Mundo, pensa-se em ganhar. Nós, os avançados, temos de marcar. Foi um jogo de loucos em que a Argentina mereceu ganhar, fez o melhor jogo, embora tenha havido momentos em que o fizemos, mas foi merecido. Não podemos esquecer isso para tentarmos vencer em 2026", prosseguiu.
Para Kylian, nada do que vai acontecer no próximo Campeonato do Mundo, com o calor e as longas distâncias entre as sedes dos Estados Unidos, Canadá e México, vai afetar o objetivo. "Passámos por isso no Mundial de Clubes e foi muito difícil, mas as pessoas sabem que um Campeonato do Mundo é a coisa mais importante para um futebolista. Quer esteja calor ou os relvados não sejam tão bons, vamos dar a vida para tentar ganhar", rematou.