Natural do Barreiro, o jovem atacante do Wolverhampton, de 17 anos, é internacional sub-18 pela Inglaterra, mas também já participou num estágio do mesmo escalão da Seleção Nacional
Corpo do artigo
O jornal The Guardian publicou esta segunda-feira uma lista com os jogadores mais promissores de cada um dos 20 clubes da Premier League - desde que sejam nascidos entre 1 de setembro de 2007 e 31 de agosto de 2008 - com destaque para a inclusão de Mateus Mané, jovem atacante português do Wolverhampton.
Mané, de ascendência guineense, nasceu em Portugal (começou a jogar no Barreirense), antes de se mudar para Inglaterra, passando pelo Rochdale antes de rumar aos Wolves, em 2023.
Internacional pela seleção inglesa de sub-18 (estreou-se em setembro precisamente contra Portugal), o jovem, capaz de jogar a avançado, extremo ou como médio-ofensivo, também já participou num estágio do mesmo escalão da Seleção Nacional.
No entanto, parece estar decidido, para já, a representar os "três leões”, já que, depois de também ter sido convocado por Portugal, preferiu a chamada dos sub-18 ingleses, sendo titular numa derrota contra a Suécia (0-2), num jogo particular disputado em Málaga.
“É um goleador excitante e energético, podendo jogar no centro, na ala ou como um número 10, mas está discutivelmente no seu melhor quando dribla adversários no um para um. O adolescente tem feito um grande impacto num curto espaço de tempo e representou os sub-21 [dos Wolves] na pré-época. Embora os Wolves tenham esperanças altas para o jovem, estão relutantes em apressar o seu progresso e, por agora, Mané figura pelos sub-18", pode ler-se no artigo do The Guardian.
Na presente temporada, Mané leva dois golos e as mesmas assistências em seis jogos disputados pela equipa de sub-18 do Wolverhampton.