Liverpool retira número 20 em memória de Diogo Jota. Em todos os escalões
Antigo avançado internacional português usava o número 20 e ajudou o clube a vencer a sua 20.ª Premier League na época passada, antes da sua morte, juntamente com o irmão André Silva, num acidente de viação em Espanha
Corpo do artigo
O Liverpool confirmou esta sexta-feira que vai retirar o número 20, deixando de o usar em todos os escalões, em memória de Diogo Jota, antigo avançado internacional português que faleceu este mês aos 28 anos, juntamente com o irmão André Silva, de 25, num acidente de viação em Espanha.
“Foi o número que ele usou com orgulho e distinção, levando-nos a inúmeras vitórias ao longo do processo – e Diogo Jota será para sempre o número 20 do Liverpool Football Club. Após consulta com a sua esposa, Rute, e família, o clube pode anunciar que o número da camisola será aposentado em homenagem e memória de Diogo a todos os níveis, incluindo o LFC Women e a Academia. Esta medida é um reconhecimento não só da contribuição imensurável que o nosso rapaz de Portugal deu para os sucessos dos ‘Reds’ em campo nos últimos cinco anos, mas também do profundo impacto pessoal que teve nos seus companheiros de equipa, colegas e adeptos e das ligações eternas que construiu com eles”, justifica o emblema, em comunicado.
Recorde-se que Jota ajudou o Liverpool a vencer a 20.ª Premier League da sua história na época passada, sagrando-se campeão inglês pela primeira vez na carreira. Ainda conquistou também a sua segunda Liga das Nações por Portugal e casou-se antes da sua trágica morte.
“Como clube, estávamos todos plenamente conscientes do sentimento dos nossos adeptos – e sentíamos exatamente o mesmo. Era extremamente importante para nós envolver a esposa de Diogo, Rute, e a sua família na decisão e garantir que fossem os primeiros a saber da nossa intenção. Acredito que esta é a primeira vez na história do Liverpool Football Club que tal honra é concedida a um indivíduo. Portanto, podemos dizer que esta é uma homenagem única a uma pessoa excecionalmente maravilhosa. Ao retirar este número da equipa, estamos a torná-lo eterno e, portanto, inesquecível. Diogo juntou-se a nós em 2020, conquistou o número 20 e usou-o com honra, distinção e carinho. No que diz respeito ao Liverpool Football Club, ele será para sempre o nosso número 20”, completou Michael Edwards, CEO de futebol da FSG, empresa dona do clube.