
Evan Ferguson, jogador da Roma
AFP
Avançado da Roma está lesionado num tornozelo, mas faz parte das contas de Heimir Hallgrímsson para o jogo contra Portugal. Jayson Molumby e Ryan Manning também, mas falham jogo por castigo
O selecionador da República da Irlanda, Heimir Hallgrímsson, chamou 25 futebolistas, incluindo o lesionado Evan Ferguson e o estreante Kevin O'Toole, para o duelo com Portugal, que pode confirmar apuramento luso para o Mundial2026.
De acordo com a informação divulgada esta quinta-feira no site da federação irlandesa (FAI), o avançado da Roma Evan Ferguson, apesar de estar lesionado, está entre os eleitos, assim como O'Toole, defesa dos New York City e jogador nascido nos Estados Unidos, mas que pode representar a República da Irlanda porque o avô nasceu em Dublin.
Jayson Molumby e Ryan Manning também foram convocados, mas vão ambos falhar o duelo com Portugal devido a castigo.
A República da Irlanda recebe a seleção portuguesa no dia 13 de novembro, em Dublin (19:45), na quinta e penúltima jornada do Grupo F, numa partida que pode assegurar a qualificação lusa para o próximo Campeonato do Mundo.
Por seu lado, os irlandeses, que três dias depois, na última ronda, deslocam-se à Hungria, estão obrigados a vencer para continuar na luta pela qualificação direta ou então pelo play-off.
Portugal lidera o grupo com 10 pontos, mais cinco do que a Hungria, segunda classificada, seguida da República da Irlanda, com quatro, e da Arménia, com três.
Um triunfo luso no Aviva Stadium garante logo a presença no Mundial2026, com o empate também a poder servir desde que a Hungria não vença na Arménia.
Após o encontro com a República da Irlanda, a equipa de Roberto Martinez fecha o Grupo F no dia 16 de novembro, no Estádio do Dragão, no Porto, perante a Arménia.
A seleção arménia, que já está fora da luta pelo apuramento direto, também já divulgou a lista de convocados, com o técnico Yesishe Melikyan a chamar 24 jogadores, grande parte a atuar na próprio campeonato armémio.
O avançado Gran-Leon Ramos, que atua na Alemanha no Borussia Mönchengladbach, é a figura mais sonante da Arménia, país que ainda sonha com a sua primeira presença numa fase final de uma grande competição.
Na sexta-feira, será a vez de o espanhol Roberto Martínez anunciar os convocados de Portugal.
O vencedor do grupo assegura um lugar na fase final do torneio que se vai disputar no próximo ano, nos Estados Unidos, no Canadá e no México, e que pela primeira vez vai ter 48 seleções. Já o segundo colocado terá de disputar os play-offs.

