Gigante catalão só contratou dois reforços neste verão, mas o presidente diz-se satisfeito, apontando à conquista de títulos e elogiando a robustez financeira que o clube tem recuperado com o trabalho realizado pelo diretor-desportivo e antigo internacional português
Corpo do artigo
Um dia depois do fecho do mercado na maioria das Ligas europeias, Joan Laporta, presidente do Barcelona, promoveu uma conferência de imprensa para comentar a atualidade do gigante catalão, que só contratou Dani Olmo (ex-Leipzig, por 55 milhões de euros) e o jovem Pau Víctor (ex-Girona, por cerca de 3M€) neste verão.
Apesar disso, o dirigente garantiu estar satisfeito com o plantel e elogiou o trabalho realizado pelo diretor-desportivo Deco, admitindo que chegou a temer pela saúde do ex-internacional português devido ao “stress” provocado pela frágil situação financeira dos “blaugrana”, que tem dificultado e muito o seu trabalho.
“Estou muito contente com o trabalho de Deco e da sua equipa. Graças a Deco, está aqui Flick [novo treinador] e ele assinou renovações importantes, sobretudo com jovens. Cubarsí, Bernal, Guille Fernández, Toni Fernández... Outro mérito de Deco é o trabalho de configuração do plantel junto com Flick e a reestruturação da área desportiva. Deco e a sua equipa também fizeram um grande trabalho com o tema das inscrições deste verão. O seu trabalho tem sido extraordinário, ele é o responsável pelas duas incorporações, Pau Víctor e Dani Olmo. Gosto que Olmo tenha assinado, sempre teve uma grande disposição”, elogiou.
“Temi pela sua saúde, o stress tem sido superlativo. Estou muito agradado com ele e se não fosse assim, diríamos. Este será um ano em que se verá o trabalho que ele fez”, acrescentou.
Refira-se que, em termos de saídas, o Barça despediu-se de nomes como Ilkay Gundogan (Manchester City), Sergi Roberto (Como), Sergino Dest (PSV) e Marcos Alonso (Celta de Vigo), todos a custo zero, aliviando assim a sua folha salarial.
Além disso, o clube encaixou cerca de 40 milhões de euros com as vendas de Clément Lenglet (Atlético de Madrid), Mika Faye (Rennes), Julián Araujo (Bournemouth), Chadi Riad (Bétis) e Marc Guiu (Chelsea).
Vale ainda referir o empréstimo de Vitor Roque - chegou a ser cobiçado pelo Sporting, que pretendia a sua contratação em definitivo - ao Bétis.