Declarações de José Mourinho após o Fenerbahçe-Benfica (0-0) da primeira mão do play-off da Liga dos Campeões
Corpo do artigo
Tática do Benfica: "Quero deixar claro que não é uma crítica. Mas o Benfica teve a intenção de parar uma equipa que eles também respeitaram. Fico contente porque tiveram respeito pela nossa capacidade. Quando jogas com Florentino, Barrenechea, Ríos e Aursnes a fazer de quinto defesa, para o Dedic defender por dentro, estrategicamente é correto, de acordo com os objetivos. Fizeram bem, conseguiram um resultado que eles pensam que é bom para eles. Quem sou eu para criticar alguma coisa? Já joguei em Barcelona com dez defesas."
Favoritismo: "Não atribuo [favoritismo ao Benfica], continuo a dizer a mesma coisa. É uma grande equipa, demonstrou-o hoje pela experiência e 'savoir-faire', pela maneira como geriram o jogo. Uma coisa é jogar fora, outra é jogar em casa. Se for eliminado na Luz e merecer, serei o primeiro a dar os parabéns, mas recuso-me a dar isto por terminado, porque não está."
"Estamos vivos", disse: "Defendemos bem como equipa, mas havia pouco para defender. O que fizemos, fizemos bem, parámos contra-ataques, bloqueámos saídas, tiveram a bola em alguns períodos porque tinham muitos jogadores atrás, e nós não podíamos meter tantos homens a pressionar em cima. Foi um jogo sem perigo, em que não houve um único 'ai', uma bola que se aproximasse da nossa baliza. Em Lisboa, o Benfica terá uma atitude e uma ambição diferentes. É básico, se ganharem, passam, mas, para nós, também é básico, se ganharmos, passamos. Não precisamos de ganhar por 4-0 ou 5-0 como o Nice precisava de ganhar na Luz. Estamos vivos."