ENTREVISTA - Fábio mostra-se orgulhoso com as comparações com Cristiano Ronaldo e reconhece que ainda lhe faltam adquirir "algumas coisas" para ser um avançado de elite. Mas a ambição é grande.
Corpo do artigo
Os sonhos de Fábio Silva não terminaram com o salto para um dos maiores campeonatos do planeta e, aos 18 anos, o atacante revela o desejo de chegar ao topo do Mundo na posição.
13185188
Após o que conseguiu no FC Porto e de ter realizado o sonho de chegar à Premier League, qual é o próximo que gostava de concretizar?
-O meu sonho agora é aprender todos os dias, trabalhar e poder deixar o meu nome no Wolverhampton.
E o maior de todos?
-É tornar-me num dos maiores avançados do Mundo.
O que lhe falta para ser um ponta de lança de elite?
-Faltam-me algumas coisas, porque estamos sempre a aprender e agora estou a habituar-me a um campeonato diferente. Tenho feito um trabalho específico em alguns aspetos no clube e nos últimos jogos senti-me diferente, mais maduro e a aprender coisas que no futuro vão ajudar-me a tornar-me nesse avançado de que falo. Agora, não consigo dizer um aspeto específico, porque é algo que os jogos me vão dar.
Mas sente que ainda pode evoluir fisicamente?
-Claro. Mas quem me conhece sabe que sou uma pessoa muito dedicada e mesmo depois do treino fico no clube a trabalhar, tenho cuidado com a alimentação... Procuro cuidar-me bastante e trabalhar o meu corpo, porque, como diz o meu ídolo [Cristiano Ronaldo], o corpo é a nossa arma e se ele não está bem, depois não rendemos dentro de campo.
É muito comparado a Cristiano Ronaldo quando ele tinha a mesma idade. É uma comparação que se justifica?
-Não sei. Às vezes também gostava de perceber isso. Mas, das coisas que costumam dizer sobre mim, é a que me deixa mais feliz. Não digo que tente imitar, porque não há jogadores iguais; cada um tem a sua maneira de jogar. Mas fico orgulhoso por ouvir essas comparações, porque tenho acompanhado todos os jogos do Cristiano e, quando fui à Seleção, eles estavam a treinar e fiquei a ver o treino do início ao fim para ver o que ele fazia e o que posso fazer igual. É um jogador em quem tento espelhar-me, porque é a minha referência em todos os aspetos. O que ele fez será lembrado para sempre no futebol. Ele é uma lenda e o que me deixa mais impressionado é que todos os dias prova que é o melhor. Parece que todos os dias tem objetivos novos para alcançar, mesmo tendo já conquistado tanto. É uma pessoa à parte.
13185668
"GOSTAVA QUE RONALDO ME DISSESSE EM QUE POSSO MELHORAR"
Cristiano Ronaldo tem 35 anos e é o jogador mais internacional de sempre, enquanto Fábio Silva tem 19 e ainda aspira à estreia na Seleção Nacional AA. Mesmo assim, acredita que ainda há tempo para jogar ao lado do ídolo. "É um sonho que gostava de concretizar", refere. "Antes de ele acabar, gostava de ter a oportunidade de conviver com ele, porque muitos jogadores que jogaram com ele disseram-me que é uma pessoa que gosta de dar conselhos. E eu, sendo português, gostava de ter a oportunidade de o ouvir, perceber o que poderia melhorar, o que poderia fazer para ficar melhor nisto ou aquilo. Não teríamos de partilhar o balneário, mas ter uma conversa com ele", explica. Quem sabe um dia...