Há um mês que o internacional português não é titular. Nas decisões da Champions, apenas atuou 50 minutos em quatro partidas.
Corpo do artigo
Depois de um arranque promissor ao serviço do Barcelona, João Félix foi perdendo espaço e protagonismo na equipa blaugrana com o decorrer da época. Para se ter uma ideia, o internacional português, de 24 anos, jogou, apenas, 50 minutos na fase do "mata-mata" da Liga dos Campeões – 13 contra o Nápoles e 37 diante do Paris Saint-Germain – e há um mês que já não marca, precisamente desde o último encontro em que foi titular – frente ao Cádiz, onde apontou o golo do triunfo dos culés – 0-1, na 31ª jornada da La Liga.
Deste modo, tendo em conta o seu desempenho irregular, o futuro de João Félix está, nesta altura, envolto numa grande incerteza. Este domingo, o "AS" publicou uma matéria sobre o futebolista luso, na qual o descreve da seguinte forma: "João Félix marcou dez golos e fez seis assistências, mas é um jogador que também não consegue disfarçar a sua inconsistência. Quando está inspirado, é um jogador de topo. Mas também é capaz de passar despercebido em períodos muito longos de jogo. Esta irregularidade também não foi corrigida no Barça e penalizou-o em relação a jogadores que se esforçam mais, como Raphinha ou Fermín. Xavi Hernández tem visto nele mais defeitos do que virtudes".
O jornal espanhol vai mais longe e adianta mesmo que a continuidade de João Félix no clube catalão está em risco. "Joan Laporta garantiu que estavam a trabalhar com o seu agente, Jorge Mendes, numa continuidade que poderia cristalizar-se na extensão do empréstimo. No entanto, as informações que têm chegado recentemente do andar de cima não são muito convincentes. O Barça está interessado noutros nomes – como Dani Olmo e Nico Williams – que jogam em zonas semelhantes às frequentadas por João Félix. Quer cheguem ou não, é evidente que o clube não tem a certeza de como preencher a posição. Agora, resta saber se Xavi lhe dará minutos nos quatro jogos que faltam. Para isso, teremos, primeiro, de acompanhar a atitude do jogador depois de ter perdido protagonismo e ver se está disposto a remar para ajudar a alcançar o segundo lugar no campeonato; ou, pelo contrário, se está a pensar mais no Europeu e num futuro imediato que, admitindo que a sua relação com Diego Simeone não é a melhor, não parece nada claro".
Refira-se que João Félix está cedido pelo Atlético de Madrid ao Barcelona até ao final da presente temporada. O jogador que brilhou ao serviço do Benfica e ganhou o prémio Golden Boy em 2019 tem contrato com os colchoneros até ao verão de 2029.