Suspensos provisoriamente por 90 dias, Joseph Blatter e Michel Platini ainda não sabem nesta altura se terão que ir a julgamento
Corpo do artigo
O departamento de investigação da comissão de ética da FIFA anunciou ter "pedido sanções" contra o presidente demissionário da organização, Joseph Blatter, e também Michel Platini, um dos seis candidatos à sucessão.
Anunciando ter terminado a instrução dos processos contra Blatter e Platini, ambos suspensos provisoriamente pelo período de 90 dias, e alertando para a "presunção de inocência", o departamento de investigação da comissão de ética da FIFA não especificou que tipo de sanções requereu para serem aplicadas contra os dois responsáveis nos relatórios finais que entregou ao departamento de julgamento da mesma comissão de ética.
"O departamento de investigação entregou ao departamento que julgará o caso, presidido por Hans-Joachim Eckert, os seus relatórios, que contêm os pedidos de aplicação de sanções contra Joseph Blatter e Michel Platini", precisa o comunicado.
"Por razões de proteção da vida privada e devido ao princípio da presunção de inocência, o departamento não publicará os pormenores destes relatórios e das sanções pedidas contra os dois dirigentes", pode ler-se ainda no mesmo comunicado.
Entre outros, a comissão de ética da FIFA acusa Michel Platini de ter recebido 1,8 milhões de euros em 2011 de Joseph Blatter para pagar um trabalho de aconselhamento realizado em 2002.