
Haaland bisou
AFP
Triunfo do Manchester City por três golos sem resposta
O Manchester City ascendeu, provisoriamente, à liderança da Premier League, com um triunfo por 3-0, com um bis de Haaland, frente ao aflito West Ham, de Nuno Espírito Santo, na 17.ª jornada.
Com os portugueses Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva - este com a braçadeira de capitão - no onze, os "citizens" inauguraram o marcador logo aos cinco minutos, com o inevitável Haaland a marcar pela 18.ª vez no campeonato e a reforçar ainda mais a liderança da tabela dos marcadores.
O avançado norueguês participou também no segundo golo, ao assistir o neerlandês Reijnders, aos 38 minutos, complicando a vida da equipa orientada por Nuno Espírito Santo, que alinhou de início com o luso Mateus Fernandes.
No Estádio Etihad, o West Ham entrou com mais atitude na segunda parte, chegando a criar perigo, mas foi Haaland quem voltou a marcar, aos 69 minutos, no final de uma jogada iniciada com um grande passe de Matheus Nunes.
A vitória do City e a consequente subida ao primeiro lugar da Premier League colocam pressão no Arsenal, que visita ainda hoje o Everton. A equipa treinada por Pep Guardiola tem agora 37 pontos, mais um do que os "gunners".
Já o West Ham, continua em zona de despromoção, somando 13 pontos, menos três do que o Leeds, primeira equipa a salvo.
Também esta tarde, o Sunderland desperdiçou a escorregadela do Chelsea na deslocação a Newcastle (2-2), imitando o empate dos "blues" na casa do Brighton. Em caso de vitória, o Sunderland igualaria os 29 pontos do quarto classificado Chelsea, mas ao não ir além do nulo, no jogo da 17.ª ronda, fica na quinta posição, de acesso à Liga Europa.
Os outros jogos hoje disputados envolveram equipas em zona de despromoção, com o Burnley e o Wolverhampton a terem sortes diferentes, mas a manterem-se, respetivamente, no penúltimo e último lugares.
Com Florentino no banco, o Burnley empatou na visita ao Bournemouth, que marcou através de Semenyo e é 14.º da Premier League, com 22 pontos. O golo do empate dos visitantes foi obra de Broja, aos 90 minutos.
Já o Wolverhampton, com o guarda-redes luso José Sá em campo, perdeu em casa com o Brentford, vencedor graças a um bis de Keane Lewis-Potter. O Wolverhampton é o lanterna-vermelha da Premier League, com apenas dois pontos, enquanto o Burnley é penúltimo, com 11.

