Frente à Hungria, Ronaldo somou mais um recorde: 34 carimbos no passaporte
O capitão da Seleção nunca tinha marcado golos na Hungria, uma das poucas exceções em países europeus.
Corpo do artigo
O senhor recordes do futebol mundial acrescentou mais um carimbo ao passaporte, leia-se, à extensa coleção de países onde já marcou golos. Ao bisar em Budapeste na terça-feira, Cristiano Ronaldo fê-lo na 34.ª nação diferente, 29.ª da Europa, num registo, mais um, que fica para a história do desporto mais popular do planeta.
No total, foram 780 golos apontados por Cristiano, divididos entre clubes (674) e seleção portuguesa (106). Pelas Quinas fê-lo em 24 diferentes territórios, acrescentando mais dez pelos diversos clubes que representou. Espanha tem sido o país predileto, com mais de metade dos golos apontados: 393 dos 780. Não admira, uma vez que pelo Real Madrid disputou 438 partidas de um total de 1072. Estes são números que apenas têm em conta jogos oficiais, incluindo golos em quatro dos continentes.
O primeiro golo do CR7 teve lugar em Portugal, quando atuava no Sporting. Pelos leões, nunca chegou a internacionalizar-se neste aspeto, o que aconteceria na época seguinte, ao marcar em Inglaterra pelo Manchester United. O seu primeiro tento num país estrangeiro, ou diferente daquele onde atuava, foi pela seleção de Portugal, em setembro de 2004, em Riga, diante da Letónia, num triunfo por 2-0.
A nível de clubes foi pelo United e, curiosamente, em Alvalade, frente ao clube que o formou. Pouco depois, marcou na Ucrânia. Um país onde tem estado inspirado é a Alemanha, uma vez que, nunca tendo representado um emblema germânico, já ali faturou 14 tentos.
Neste Europeu terá oportunidade de acrescentar mais carimbos ao passaporte, uma vez que na fase a eliminar vão realizar-se jogos na Roménia, Azerbaijão e Escócia, onde nunca marcou.
Um recordista em recordes
Na história dos Campeonatos da Europa, Ronaldo detém já uma série de recordes absolutos, à qual acrescentou diante da Hungria o de jogador com mais golos em fases finais (11). Mas até ao fim da competição há outros registos que podem ser ultrapassados pelo avançado português. Conforme se pode ler abaixo, CR7 pode, por exemplo, ultrapassar Buffon na lista de homens com mais partidas totais nesta prova, entre fases finais e apuramentos. Para tal, basta que jogue os dois encontros que faltam no Grupo F, diante de França e Alemanha.
RECORDES DE CRISTIANO RONALDO EM EUROPEUS
Jogadores com mais golos em fases finais
1.º Cristiano Ronaldo 11
2.º Platini 9
3.º Shearer 7
Jogadores com mais jogos em fases finais
1.º Cristiano Ronaldo 22
2.º Schweinsteiger 18
3.º Buffon 17
Jogador com mais jogos a marcar
1.º Cristiano Ronaldo 8
Jogador a marcar em mais edições
1.º Cristiano Ronaldo 5
Jogador com mais minutos em fases finais
1.º Cristiano Ronaldo 1883"
Jogador com mais presenças em Europeus
1.º Cristiano Ronaldo 5
Casillas (só jogou em três) 5
Jogador com mais edições em que apontou pelo menos três golos
1.º Cristiano Ronaldo 2
Jogador com mais edições em que apontou pelo menos dois golos
1.º Cristiano Ronaldo 4
Maior número de vitórias em fases finais de europeus
1.º Cristiano Ronaldo 12
RECORDES QUE PODE BATER AINDA NESTA EDIÇÃO
Jogador com mais jogos disputados em Europeus (incluindo qualificação)
1.º Buffon 58
2.º Cristiano Ronaldo 57
3.º Mario Frick 51
Mais assistências em Europeus
1.º Poborsky 6
2.º Ronaldo 5
Jogador mais velho a marcar numa final
1.º Bernd Holzenbein 30 anos e 103 dias
....
Cristiano Ronaldo terá 36 anos e 156 dias quando se jogar a final
Múltiplos vencedores do EURO como capitão
Se Portugal triunfar em Wembley e Ronaldo envergar a braçadeira, então junta-se ao espanhol Casillas (2008 e 2012) como os únicos a terem capitaneado uma equipa à conquista de dois títulos do EURO.