Eleito homem do jogo no empate da Juventus com o Aston Villa, o luso não pára de receber elogios. Del Piero e Marchísio, dois históricos do clube, refletem o entusiasmo que por estes dias se sente em Turim pelas qualidades do avançado emprestado pelo FC Porto. E também há ecos em Espanha.
Corpo do artigo
O Aston Villa-Juventus (0-0) de quarta-feira terminou com um gosto amargo para Francisco Conceição, não só pelo empate que subsistiu até final, mas sobretudo pelo golo que Dibu Martínez lhe roubou em cima da linha de golo. Mal terminou o jogo, porém, o estado de espírito do português começou a melhorar. Em primeiro lugar, pela distinção de homem do jogo que lhe foi atribuída pela UEFA. Depois, pelo rol interminável de elogios que se prolongou até ontem, não só por jornalistas e analistas, mas também por antigos históricos do clube, como Del Piero. “Se o Conceição me surpreende? Muito! Não estávamos habituados a vê-lo assim no FC Porto, num campeonato que é diferente do nosso, com muito mais situações de um contra um. Só lhe faltava um pouco quem o acompanhasse mais. Ele já fazia estas arrancadas, mas com pouco apoio”, comentou o jogador com mais partidas efetuadas na história da Juventus e também o seu melhor goleador de sempre.
Outro antigo jogador da Vecchia Signora rendido a Conceição é Marchisio, englobando o português num pequeno “pacote” que também inclui Kenan Yildiz, turco que tem sido uma das revelações da época. “Yildiz e Conceição têm crescido e têm perfis cada vez mais europeus”, disse.
Mas quem foi ainda mais longe foi o “Sport”. “Nasceu uma estrela”, escreveu o jornal catalão, acrescentando que “o advento do extremo está a ser superior às expectativas”. Segundo o autor do artigo, Chico atua “como um autêntico veterano em campo” e é, por estes dias, “o principal argumento ofensivo da Juve”.