FPF muito ativa no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
Organismo que rege o futebol português com várias iniciativas de sensibilização
Corpo do artigo
Celebra-se esta sexta-feira, 21 de março, o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e a Federação Portuguesa de Futebol preparou várias iniciativas para assinalar a data. Os internacionais portugueses Rafael Leão, Bruno Fernandes, Ana Borges, Diana Silva, Ana Catarina, João Matos, Ana Azevedo e Pany são alguns dos atletas que protagonizam a campanha lançada esta sexta-feira pelo organismo em todas as suas plataformas de comunicação.
"De braços cruzados em forma de X na frente do peito, os atletas fazem o famoso gesto 'No Racism' oficializado pela FIFA em maio de 2024, e introduzido, pela primeira vez no futebol no último Campeonato do Mundo Feminino de sub-20, que se realizou na Colômbia. O gesto reproduzido pelos internacionais lusos serve para sinalizar diretamente ao árbitro que há casos de racismo no estádio. Depois de se aperceber do gesto, o árbitro inicia um protocolo rigoroso de três passos. O primeiro passo é interromper a partida (e exigir o fim imediato de todos os comportamentos racistas). O segundo é suspender o jogo, levando à saída dos atletas de campo, caso o comportamento racista não termine após o reinício da partida. O terceiro, e último recurso, é propor o abondono da partida", explica a FPF.
A FPF vai ainda ter várias ações de sensibilização no Portugal-Dinamarca, agendado para domingo, e as seleções jovens vão receber uma formação sobre o tema. Além disso, o Canal 11 (canal de televisão oficial do organismo) terá uma programação especial.
Saiba tudo aqui.