FIFA anuncia novidades para o Mundial de Clubes: VAR nos ecrãs, tablets e muito mais
Haverá fora de jogo semiautomático e os adeptos vão ver os ecrãs do VAR durante as revisões
Corpo do artigo
A FIFA anunciou uma série de inovações para o VAR no Mundial de Clubes, sendo que uma delas visa impedir casos como o da lesão grave de Taiwo Awoniyi, do Nottingham Forest, que apesar de estar em fora de jogo continuou a jogada - frente ao Leicester - e chocou com o poste (acabou por ser operado de emergência e ficou em coma induzido).
Assim, uma das medidas será a implementação do fora de jogo semiautomático, que já foi testado em torneios juvenis. Os árbitros receberão um alerta de um sistema que segue a bola e as posições dos jogadores e que evitará que as jogadas com fora de jogo evidente se desenrolem (alguns árbitros deixam seguir, mesmo nestes casos).
Outra das novidades será que os adeptos vão ver, nos ecrãs gigantes dos estádios, as revisões do VAR, para que possam entender melhor as decisões dos árbitros.
Os árbitros vão usar câmaras corporais, cujas imagens poderão ser usadas pela televisão nas transmissões.
Quanto às substituições, serão feitas pelas duas equipas em campo, com tablets dados pela organização, de forma digital, para evitar confusões e demoras com o sistema tradicional de papéis.
"Estas inovações demonstram o empenho da FIFA em utilizar a tecnologia e melhorar a experiência global do futebol, com especial ênfase no aumento da transparência e da compreensão das decisões dos árbitros", afirmou Pierluigi Collina, responsável da FIFA pelos árbitros.
"A FIFA orgulha-se do seu histórico de inovação nos seus torneios de elite, e o Mundial de Clubes dará continuidade a essa tendência. Com os melhores clubes do mundo a competir pelo título de campeão mundial, faz sentido que essas inovações revolucionárias sejam exibidas num torneio tão prestigioso. Estes avanços vão melhorar a experiência dos adeptos, agilizarão as operações e facilitarão as decisões dos árbitros", acrescentou o Secretário Geral da FIFA, Mattias Grafstrom.