Federação não quer adiar, mas Barcelona recusa-se a jogar com o Las Palmas
O jogo entre Barcelona e Las Palmas foi suspenso.
Corpo do artigo
O jogo entre Barcelona e Las Palmas está suspenso devido aos confrontos decorrentes do referendo para a independência da Catalunha.
De acordo com os principais jornais espanhóis, o Barcelona já pediu o adiamento da partida, mas a Federação Espanhola deu luz verde à realização do jogo, assim como os Mossos d'Esquadra - polícia regional da Catalunha - e a Liga espanhola. Ainda assim, os catalães recusam-se a entrar em campo esta tarde, arriscando uma derrota por 0-3 e uma penalização de três pontos. Entretanto, as portas de Camp Nou continuam fechadas a uma hora do arranque da partida.
Os catalães apoiantes da independência da região estão este domingo a tentar votar num referendo suspenso no início do mês pelo Tribunal Constitucional espanhol e as autoridades de Madrid a tentarem impedir a realização da consulta popular com milhares de agentes da Polícia Nacional e Guardía Civil na rua.
Centenas de eleitores, na maioria pró-independência, começaram ainda de madrugada a formar filas em frente às escolas onde foram instaladas assembleias de voto, ocupadas há dois dias por populares que queriam garantir a votação para evitar que estes fossem fechados pela polícia. Já a Polícia Nacional e a Guardía Civil protagonizaram momentos de tensão ao tentar impedir o referendo, tendo mesmo ocupado o pavilhão desportivo da escola em Girona onde deveria votar o líder da Generalitat, Carles Puigdemont, e detido vários manifestantes.