Médio só perdeu um jogo no Estádio D. Afonso Henriques, quando ainda estava no início da carreira
Corpo do artigo
João Moutinho nunca representou o V. Guimarães, mas sente-se bem no Estádio D. Afonso Henriques, palco a que regressa amanhã para mais um dérbi apaixonante.
O médio veste bem a pele de rei no castelo, por onde já passou com as camisolas de Sporting, FC Porto e Braga. Em 12 jogos em Guimarães, o jogador de 39 anos conquistou oito vitórias, três empates e perdeu apenas um duelo, este ainda no início da já longa carreira. Um desaire que aconteceu a 9 de março de 2008, há 17 anos, numa equipa leonina treinada por Paulo Bento e que tinha ainda no meio-campo Adrien Silva, Izmailov e Romagnoli. O Vitória ganhou, por 2-0, com golos de Sereno e Fajardo.
Se estendermos o desempenho de João Moutinho a todos os jogos contra o grande rival do Minho, seja como visitante, em casa ou em campo neutro, são já 22 duelos, tendo conquistado 17 vitórias e quatro empates. Curiosamente, o Vitória é a quarta equipa que o médio mais vezes defrontou, números apenas superados pelos jogos contra o Benfica (32), FC Porto e Braga (ambos 23). E se olharmos a jogos a eliminar, Moutinho passou sempre, fosse pelo Sporting, FC Porto ou Braga.