Equipa orientada por Sérgio Conceição fechou a fase de grupos com 16 pontos, à semelhança do que tinha sucedido em 1996/97.
Corpo do artigo
O FC Porto venceu esta terça-feira no reduto do Galatasaray, por 3-2, em partida da sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, igualando o recorde de pontuação do clube na competição e somando a 12ª vitória consecutiva, contabilizando todas as provas.
A formação orientada por Sérgio Conceição atingiu a marca dos 16 pontos, com cinco vitórias e um empate, que apenas tinha sido obtida em 1996/97, então com António Oliveira a treinador e Conceição a jogar como lateral-direito.
Felipe, aos 17 minutos, adiantou o FC Porto, com Marega a ampliar de grande penalidade aos 42'. Antes do intervalo, aos 45+1', Feghouli também não falhou da marca dos 11 metros e fez o 2-1.
No segundo tempo, Sérgio Oliveira repôs a vantagem de dois golos para os dragões, aos 57', e Derdiyok, aos 65', fixou o 3-2 final. Aos 67', Feghouli ainda falhou uma grande penalidade.
O Galatasaray, por sua vez, beneficiou da vitória do Schalke 04 sobre o Lokomotiv Moscovo (1-0), garantindo a presença nos 16 avos de final da Liga Europa.
FC Porto e Schalke já tinham assegurado os respetivos lugares nos "oitavos" da Champions. Os dragões serão cabeças de série no sorteio da fase a eliminar.
ogo na Arena Turk Telekom, em Istambul.
Galatasaray -- FC Porto, 2-3.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores
0-1, Felipe, 17 minutos.
0-2, Marega, 42 (grande penalidade).
1-2, Feghouli, 45+1 (grande penalidade).
1-3, Sérgio Oliveira, 57.
2-3, Derdiyok, 65.
Galatasaray: Muslera, Mariano, Maicon, Kabak, Nagatomo, Donk (Onyekuru, 46), Badou, Fernando, Garry Rodrigues, Feghouli (Mugdat, 89) e Derdiyok.
(Suplentes: Ismail, Ahmet, Ömer, Linnes, Selçuk, Mugdat e Onyekuru).
Treinador: Fatih Terim.
FC Porto: Casillas, Maxi Pereira, Felipe, Diogo Leite, Alex Telles, Danilo, Sérgio Oliveira (Chidozie, 82), Herrera, Hernâni (Jorge, 73), Adrián Lopez (André Pereira, 73) e Marega.
Suplentes: Vaná, Jorge, Chidozie, Bruno Costa, Óliver, Brahimi e André Pereira).
Treinador: Sérgio Conceição.
Árbitro: Aleksei Kulbakov (Bielorrússia).
Ação disciplinar: cartão amarelo a Fernando (87 minutos) e Marega (87).
Assistência: cerca de 50 000 espetadores.