Envigado, em cujas escolas de formação se iniciou James Rodriguez, está na lista negra da Justiça dos Estados Unidos, já que o presidente liderava um cartel e usava o clube para lavar dinheiro.
Corpo do artigo
O Envigado, clube da I Liga colombiana que lançou James Rodriguez, uma das estrelas da Colômbia no último Mundial e hoje figura de referência do Real Madrid, foi notificado pela Justiça dos Estados Unidos que passa a fazer parte da sua lista negra, na sequência de investigações que o relacionam com um cartel de drogas e envolvimento na lavagem de dinheiro proveniente do narcotráfico.
O proprietário do clube, Juan Pablo Upequi, de acordo com as autoridades norte-americanas, era um dos líderes de um cartel e utilizava o clube para dissimular os lucros da venda de drogas. Upegui integra uma lista, elaborada pelos Estados Unidos, de 10 pessoas e 14 entidades relacionadas com o narcotráfico, é ainda acusado de prestar serviços a gangues colombianos, de extorsão e de assassinato.
Desde a última quarta-feira que os bens do clube -- que já negou o seu envolvimento no tráfico de droga e garante que as suas contas são auditadas e aprovadas anualmente -- e do seu presidente nos Estados Unidos foram confiscados.