Devido às classificações de Bétis (Liga Conferência) e Athletic Bilbau (Liga Europa) e eliminação da Lázio (Liga Europa)
Corpo do artigo
Espanha terá, a menos que aconteçam determinados cenários, cinco equipas na próxima edição da Liga dos Campeões e oito na Europa. A confirmação foi alcançada na quinta-feira, com a qualificação de Athletic Bilbau e Bétis para as meias-finais de Liga Europa e Liga Conferência, respetivamente, e com a eliminação dos italianos da Lázio da Liga Europa, aos pés do Bodo/Glimt.
Desta forma, Espanha afastou Itália da luta por um lugar extra na edição 2025/26 da prova milionária por rendimento europeu. Neste momento, Barcelona, Real e Atlético de Madrid, Athletic Bilbau e Villarreal seriam as cinco equipas na Champions, com o Bétis também ainda a sonhar, uma vez que se encontra a três pontos do Villarreal na Liga espanhola.
Os sexto e sétimo classificados de LaLiga apuram para a Liga Europa e o oitavo para a Liga Conferência. Neste momento esses lugares são ocupados por Bétis, Celta de Vigo e Maiorca.
Espanha poderia ter ainda mais uma equipa na Liga dos Campeões caso o Athletic vencesse a Liga Europa e ficasse fora do top-4 da Liga espanhola. Poderia ainda dar-se o caso de Espanha ter nove equipas na Europa, caso o Bétis ganhasse a Liga Conferência e ficasse fora do top-8 de LaLiga. Já se o Bétis ficar em oitavo e conquistar a Liga Conferência, não haverá equipas espanholas na referida competição.